Siga o OTD

Vôlei de Praia

Alison e Álvaro treinam para volta das competições em setembro

A dupla, que já está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, se prepara para a primeira etapa do Circuito Brasileiro de 2020/21

Alison Álvaro Filho Vôlei de Praia Circuito Brasileiro
Alison e Álvaro Filho treinam em Vila Velha, na Praia da Costa (Renan Moysés/Divulgação)

Alison e Álvaro Filho, dupla número 3 do Circuito Mundial de 2019, retomaram os treinos em Vila Velha, no Espírito Santo. Após um período de quase cinco meses de quarentena por causa da pandemia de coronavírus, a parceria trabalha com o técnico Leandro ‘Brachola’ Andreão focada na primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia de 2020/21, que será realizada de 24 a 27 de setembro, em Saquarena, em uma ‘bolha’.

+ Evandro e Bruno Schmidt festejam retorno e fim de lesões

O primeiro evento oficial de vôlei de praia ocorrerá no CDV (Centro de Desenvolvimento de Vôlei) e Alison e Álvaro Filho treinam na Praia da Costa com objetivo de retomar ritmo e entrosamento. Esse retorno está sendo encarado por eles como um ‘novo ciclo olímpico’. Já classificados para os Jogos de Tóquio, em 2021, os atletas estão recuperados do coronavírus, já que ambos foram diagnosticados com a doença, e comemoraram a volta aos treinos de alto rendimento.

“Voltei com gás renovado por ser um ‘novo ano olímpico’. Eu estava sentido muita falta dos treinos, da rotina, da adrenalina. Estava com saudade de ‘sofrer’ nos treinos”, brincou Alison. “Temos uma equipe qualificada, que está aumentando a intensidade aos poucos, com calma, mas puxando o ritmo. Todo o conhecimento que nossa comissão tem faz muita diferença e exige que todas as áreas estejam alinhadas: fisiologia, parte médica e física”, acrescentou o atleta do vôlei de praia.

Começo gradativo

Alison Álvaro Filho Vôlei de Praia Circuito Brasileiro
Alison conversa com o treinador em pausa do treino (Renan Moysés/Divulgação)

Apelidado de ‘Mamute’, Alison está contente com o retorno e empolgado com a temporada. “Sabemos que tudo mudou nesses seis meses, o mundo, o esporte mudou e estamos adaptando isso ao nosso dia a dia. E vai ser assim até que haja uma vacina. Mas estou feliz por ver como voltamos, muito focados, treinos muito bons, tem tudo para ser uma grande temporada”, comentou o atleta.

+ Ágatha e Duda buscam evoluir até a Olimpíada de Tóquio

Alison disputará sua terceira Olimpíada. Nas duas vezes que esteve no evento, o ‘Mamute’ foi medalha de ouro na Rio-2016, ao lado de Bruno Schmidt, e prata em Londres-2012, com Emanuel como parceiro. Com 34 anos, o capixaba tem como companheiro para 2021 o paraibano Álvaro Filho, que participará de seu primeiro Jogos Olímpicos. O atleta, de 29 anos, destacou a importância de um regresso gradativo para prevenir lesões.

“Esse retorno foi feito com todos os cuidados, de forma gradativa, a equipe tem essa preocupação até para prevenir possíveis lesões. Está sendo tudo bem pensado e feito porque nunca ficamos tanto tempo sem jogar. Estamos aprendendo como lidar com essa situação, que é nova para todo mundo”, comentou Álvaro Filho.

Fase mais intensa

Alison Álvaro Filho Vôlei de Praia Circuito Brasileiro
Álvaro Filho, que jogará sua primeira Olimpíada, faz treino de recepção (Renan Moysés/Divulgação)

“Já vemos evolução no dia a dia, academia, parte física, treinos com bola. Está ficando bem mais puxado, com períodos mais intensos e vamos seguir assim para recuperar nosso melhor ritmo e entrosamento”, concluiu o atleta paraibano, que vivencia a expectativa pelo nascimento de seu primeiro filho, que deve ocorrer daqui a algumas semanas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Após a competição que abre o Circuito Brasileiro de vôlei de praia de 2020/21, no CDV (Centro de Desenvolvimento de Vôlei), o principal evento nacional permanece em Saquarema no mês seguinte, com a realização do segundo torneio entre 22 e 25 de outubro.

Mais em Vôlei de Praia