Siga o OTD

Tóquio 2020

Missão Europa recebe seleções de Rúgbi e Handebol em outubro

A chegada das modalidades coletivas para período de treinos marca quarto mês da iniciativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) em Portugal

Seleção Brasileira Feminina de Rúgbi Yaras Missão Europa COB Portugal Rio Maior Handebol Masculino
A seleção feminina de rúgbi chega a Portugal no próximo sábado (3) (Washington Alves/COB)

O Complexo Rio Maior Sports Centre, em Portugal, deve receber 50 integrantes em outubro. O programa Missão Europa, iniciativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) receberá no próximo mês as seleções feminina de rúgbi sevens e masculina de handebol. As Yaras desembarcam no dia 3. Já os homens, comandados por Washington Nunes, chegam no dia 30.

+ ‘Não importa o que aconteça, teremos condições de realizar’

“Essa viagem será importante para nos conectarmos com o grupo, pois vamos conseguir conviver juntos todos os dias. Vamos conseguir treinar livres, sem ficar preocupado com outras questões. Teremos um ambiente onde nosso único foco será a performance no campo. Então, tudo que vamos fazer fora do campo, criando hábitos e processos, será fundamental para levarmos aos Jogos Olímpicos”, analisou Will Broderick, técnico da seleção feminina de rúgbi sevens.

“A Missão Europa será importante para manter o padrão de trabalho e observar os jogadores que poderão ser convocados para o Mundial, principalmente depois desse período de inatividade por conta da pandemia. Os que estão na Europa já passaram pela pré-temporada e estão em treinamento. O COB está proporcionando para nós um CT em que conseguimos trabalhar com tudo integrado e de maneira intensa”, afirmou Washington Nunes, treinador da seleção masculina de handebol.

+ Nissan reúne atletas e anuncia renovação do patrocínio até 2021

Marco La Porta, presidente em exercício do COB, reforçou que a entidade não mediu esforços para que os atletas pudessem se preparar visando a Olimpíada. “A Missão Europa é fundamental para que nossos atletas tenham um local para treinar e participar das competições europeias. Inclusive, os resultados que temos tido até agora reforçam a ideia de termos uma base fixa de treinamento na Europa”, comentou o dirigente, que também é chefe de Missão dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Yaras chegam a Portugal neste sábado

William Broderick Yaras Seleção Brasileira Rúgbi CBRu
William Broderick é o técnico da seleção feminina de rúgbi (Ícaro Leal/CBRu/Divulgação)

Assim que chegarem a Portugal, as meninas da seleção de rúgbi farão os exames PCR e sorologia. Depois disso, elas ficarão isoladas até a confirmação do resultado negativo para o coronavírus, o que as libera para as atividades em Rio Maior. A equipe feminina do Brasil se classificou para os Jogos de Tóquio em junho de 2019, após ganhar o título do Pré-Olímpico, em Lima, no Peru.

+ Após falas preconceituosas, CEO da CBRu cai em menos de 24 hrs

Está será a segunda participação do time feminino de rúgbi nos Jogos Olímpicos. Na Rio-2016, as Yaras terminaram em 9º lugar. Ainda em 2019, elas conquistaram pela primeira vez o World Rugby Women’s Sevens Series, o Hong Kong Sevens, garantindo uma vaga na elite mundial do rúgbi. Com o encerramento da Série Mundial antes do previsto, devido à pandemia, o Brasil se manteve na elite para a temporada 2020/21.

Seleção masculina de handebol

Seleção Brasileira Feminina de Rúgbi Yaras Missão Europa COB Portugal Rio Maior Handebol Masculino
O técnico Washington Nunes voltou ao comando da seleção masculina de handebol em agosto (Washington Alves/COB)

A seleção masculina de handebol chega a Portugal depois das Yaras e cumprirá os mesmos protocolos exigidos pelo governo português para o início dos treinos. O período na Missão Europa marcará o primeira encontro de Washington Nunes com os atletas desde que voltou ao comando técnico da seleção.

+ Rogério Moraes marca seis vezes em vitória na Champions

O Brasil se prepara para disputar o Pré-Olímpico Mundial, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de março de 2021, na Noruega. Além da equipe da casa, a seleção brasileira encara Chile e Coreia do Sul em busca de uma das duas vagas disponíveis. Antes do Pré-Olímpico, Washington Nunes e seus comandados competem no Campeonato Mundial, que será disputado no Egito, de 13 a 31 de janeiro.

E foi com o atual treinador que a seleção brasileira de handebol masculino fez uma campanha histórica em 2019, edição que aconteceu na Alemanha e na Dinamarca, terminando na inédita 9ª colocação.

Dados da Missão Europa

Desde o começo da Missão Europa, 16 modalidades já participaram da iniciativa do COB: atletismo, boxe, canoagem slalom, ciclismo BMX, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, maratonas aquáticas, nado artístico, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo e vela.

+ Covid-19 faz time de Ferrugem ser eliminado da Liga Europeia

Essas delegações foram distribuídas em cinco bases em Portugal. A vela ficou em Rio Maior e Cascais, o judô em Coimbra, ginástica artística, ginástica rítmica e ciclismo BMX, em Sangalhos, e o tênis de mesa em Vila Nova de Gaia, além das cidades de Pau (França) e Belgrado (Sérvia).

Em setembro, 100 atletas participaram da Missão Europa. O COB acredita que até dezembro dobrará esse número. Além disso, estuda prorrogar o programa até 2021 caso a situação da pandemia do coronavírus siga prejudicando o treino dos atletas no Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Até o final do ano, devemos contemplar cerca de 200 atletas. E se a situação não estiver melhorando no Brasil, podemos prorrogar até janeiro, fevereiro, o tempo que for necessário para garantir uma boa preparação. Faltando menos de 300 dias para os Jogos, a Missão Europa é um avanço na retomada da preparação com foco em Tóquio”, concluiu La Porta.

Mais em Tóquio 2020