Siga o OTD

Tóquio 2020

Filme de Tóquio 2020 é escolhido para o Festival de Cannes

Dirigido por Naomi Kawase, o filme oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio participará do Festival de Cannes

Naomi Kawase é a diretora do filme oficial da Olimpíada de Tóquio
Naomi Kawase é a diretora do filme oficial da Olimpíada de Tóquio (Foto: David Burnett/COI)

O filme oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio, dirigido pela japonesa Naomi Kawase, foi selecionado para o tradicional Festival de Cannes. A estreia mundial do longa será em 25 de maio, durante o evento cinematográfico francês, na sessão “Cannes Classics”, junto a “Visions of Eight”, filme dos Jogos de Munique 1972.

+ Brasil chega a 100 medalhas nos Jogos de Rosario 2022

A obra de Tóquio 2020 é um registro dos bastidores dos Jogos Olímpicos realizados em maio à pandemia de Covid-19. Ela retrata o contexto incomum em que o megaevento foi realizado, além da história do esporte e da competição. O filme foi dividido em duas partes, uma com foco apenas no olhar dos atletas (parte A), e outra de uma perspectiva dos funcionários e voluntários (parte B). Enquanto a parte A fará sua estreia no Festival de Cannes, a parte B tem lançamento internacional programado para junho.

“Estamos muito satisfeitos que o Filme Oficial dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 – Parte A tenha sua estreia mundial no Festival de Cannes”, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. “A história dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi capturada com estilo e talento característicos por Naomi Kawase. O filme apresenta os Jogos através de uma lente verdadeiramente única”.

Olhar humano dos Jogos

Centenas de horas foram capturadas para a produção do filme, num período de dois anos. Ele documenta o progresso da organização dos Jogos e o adiamento em um ano por conta da pandemia. Produzido pelo Kinoshita Group em parceria com o Comitê Organizador de Tóquio 2020 e o COI, sua mensagem se concentra nas histórias humanas dos Jogos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou realmente satisfeito que o filme seja convidado para o Festival de Cannes”, disse a diretora, Naomi Kawase. “A seção Cannes Classics é reservada para filmes reconhecidos como patrimônio cultural. Acredito que isso seja um sinal de que o comitê de seleção de Cannes apreciou este filme como um testemunho da época e o vê sendo transmitido às gerações futuras”.

Tradição dos filmes olímpicos

O filme de Tóquio 2020 estará junto a “Visions of Eight” na sessão Cannes Classics do Festival. Esta obra, filmada em Munique-1972, estreou em Cannes em 1973 e fará seu retorno em 22 de maio, para comemorar o 50º aniversário da edição. O filme foi produzido coletivamente foi oito diretores e ganhou o prêmio de melhor documentário no Glboo de Ouro de 1974.

+ Veja mais filmes esportivos

Desde o início do século XX, foram criados filmes para todas as edições dos Jogos Olímpicos. Ao longo das décadas, cineastas internacionais de sucesso foram inspirados pelo Movimento Olímpico. Eles ultrapassaram os limites da tradição documental olímpica e fizeram um cinema poderoso como parte do legado cultural dos Jogos Olímpicos. A Olympic Film Collection é composta por mais de 50 longas-metragens que oferecem uma janela cinematográfica para momentos decisivos na história dos Jogos modernos.

Mais em Tóquio 2020