Siga o OTD

Tóquio 2020

Por sonho de Tóquio, José Eraldo aposta em tecnologia

A pandemia causada pelo coronavírus forçou o atleta a adaptar sua rotina de treinos

José Eraldo Tóquio Atleta Coronavírus Tecnologia
José Eraldo apostou em soluções tecnológicas para se manter em atividade (Vinícius-Mazzaro/www.disposicao.com_.br)

O corredor José Eraldo de Lima, natural de Maringá, no Paraná, continua alimentando o sonho de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que mudou de 2020 para 2021 devido à pandemia de coronavírus. A doença que afetou o mundo atrapalhou o atleta, no entanto, ele buscou soluções na tecnologia para realizar adaptações na sua rotina de treinos para não deixar sua ambição olímpica se distanciar.

+ Há 68 anos, José Telles fazia história no atletismo

“Profissionais, atletas e organizadores aderem cada vez mais às soluções tecnológicas no meio esportivo, com treinamentos online, prescrição de treinos e feedback por meio de apps, lives com interação treinador/atleta e até corridas virtuais com kits que incluem camisetas e medalhas. Foi a tecnologia que não deixou a nossa área parar neste momento”, comentou José Eraldo.

“Esses recursos que até então eram pouco explorados pelos corredores profissionais, se mostraram muito valiosos nesse momento difícil e têm tudo para ficar, pois aproximam e motivam os atletas do mundo inteiro”, acrescentou o corredor, que pretende voltar a competir na Uphill Marathon, a única prova ainda confirmada no calendário de 2020 já que as demais foram canceladas devido ao coronavírus.

+ Maratona do Rio de Janeiro terá edição virtual em 2020

Anteriormente agendada para agosto, a Uphill Marathon foi remanejada para dezembro e a prova dos 42 km está marcada para o dia 13 do último mês do ano. José Eraldo foi o vencedor desse evento nos anos de 2017 e 2018 e foi vice-campeão em 2019. Planejando o futuro, o maratonista tem a intenção de buscar o índice aos Jogos de Tóquio na Maratona de Boston, em abril de 2021.

Desafios durante a quarentena

José Eraldo Tóquio Coronavírus Atleta Coronavírus
José Eraldo pretende competir ainda em 2020 (Divulgação)

O coronavírus obrigou os atletas a usarem a criatividade para darem sequência às atividades e não foi diferente com José Eraldo, que deseja sua vaga em Tóquio. O primeiro grande desafio foi superar a diminuição de quase a totalidade no volume semanal de treinamentos. Para minimizar a perda, o atleta manteve uma rotina de treino funcional dentro de casa. Ele acabou priorizando os treinos de força para conservar o condicionamento físico.

+ Lucas Rodrigues surge do Rio de Janeiro para provas de velocidade

José Eraldo também utilizou a tecnologia para contribuir com outras pessoas. Por meio de suas redes sociais, o atleta colocou em prática iniciativas com o objetivo de mobilizar pessoas para a prática de exercícios físicos. Alunos e fãs que o seguem nas redes sociais, principalmente no Instagram, usaram seus stories e publicaram fotos e vídeos como forma de provar que o treinamento foi feito dentro de casa.   

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em relação ao calendário de competições, o maratonista tem outras provas que tem vontade de participar em 2021 além da Maratona de Boston, local que pretende garantir sua vaga em Tóquio. José Eraldo tem a intenção de disputar a rainha das ultramaratonas, a Comrades Marathon, na África do Sul, em junho, e a própria Uphill Marathon em setembro.

Mais em Tóquio 2020