Siga o OTD

Tóquio 2020

Cenário atual não permite Jogos, diz chefe do Comitê Organizador

Yoshiro Mori, presidente da entidade, entende que evolução da pandemia preocupa e inviabilizaria realização da Olimpíada de Tóquio-2020 mesmo em 2021

Céu de Tóquio com anéis olímpicos (Facebook/masa.takays)

Muita coisa já foi falada depois que o adiamento de Tóquio-2020 foi confirmado. Mas uma coisa parece ser bem clara: do jeito que está a pandemia e como ela vem evoluindo no último meses, a Olimpíada, mesmo em 2021, corre riscos de não ser realizada Foi nessa linha que o Comitê Organizador respondeu questionamentos nesta quarta-feira (22).

“Se a situação atual continuar, não poderíamos realizar”, disse Yoshiro Mori, chefe do Comitê Organizador, ao ser perguntado pela emissora japonesa “NHK” se seria possível organizar a Olimpíada na situação em que a pandemia se encontra.

A Olimpíada de Tóquio está programada para ter a abertura em 23 de julho de 2021 – um ano a partir de quinta-feira (23). Por isso, uma pequena cerimônia de 15 minutos sem público está marcada para o novo estádio nacional.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Sem piração

Como muita coisa ainda está no campo da especulação e da projeção, Yoshiro Mori tratou de esfriar o assunto. “Seria demais respondermos a cada uma dessas perguntas hipotéticas”, disse Mori. “Acho que essa situação não vai durar mais um ano.”

Yoshiro Mori comitê descarta Jogos de Tóquio 2020 na primavera de 2021 pandemia
Yoshiro Mori é o chefe do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio (Foto: AFP-JIJI)

Os organizadores e o COI (Comitê Olímpico Internacional) dizem que querem simplificar os jogos para ajudar a reduzir os custos crescentes, que contam com uma vacina e que não sabem se haverá presença de público.

“Se a Olimpíada pode ser realizada ou não, é sobre se a humanidade pode derrotar o coronavírus”, disse Mori. “Especificamente, desenvolver uma vacina ou medicamento é o primeiro ponto”.

E para tentar encerrar o assunto, o Comitê Organizador garantiu que até o final de setembro poucos detalhes estarão disponíveis.

Cidade-sede

As declarações do Comitê Organizador de Tóquio 2020 saem bem no dia que a capital do Japão atinge a marca de 10 mil infectados pelo novo coronavírus. Foram mais 238 casos nas últimas 24 horas, completando duas semanas com mais de 100 casos diários.

Segundo o “Asahi”, a prefeitura de Tóquio disse que intensificou o número de testes diários realizados. E que isso contribuiu para o número de contaminados ter aumentado.

Por outro lado, a faixa de contaminação cresceu muito entre adultos de 20 a 30 anos depois que as casas e bares noturnos foram autorizados a funcionar. E 30% dos novos casos são de regiões conhecidas por sua vida noturna agitada, principalmente em Osaka.

Mais em Tóquio 2020