Siga o OTD

Pequim 2022

Balanço dos Jogos: a tragicomédia do teatro olímpico

Teve doping, títulos, surpresas e desempenho histórico do Brasil nos 19 dias dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

Balanço dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 A tragicomédia dos Jogos
Montagem

A princípio, todo grande evento esportivo apresenta a mistura de grandes feitos com decepções, surpresas e polêmicas. Não chega a ser novidade. Entretanto, os Jogos Olímpicos de Pequim 2022 flertaram com a tragicomédia, caprichando em seu enredo trágico, com foco no drama humano, e na leveza de sua linguagem e emoção.

+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

Em seus mais variados palcos, essa edição olímpica de inverno viu de tudo um pouco: grandes zebras, heróis dando a volta por cima, novas marcas, pandemia e até mesmo um escândalo que pode manchar o esporte para sempre. Vamos desenrolar essa peça e seus atos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Prólogo – A tensão

O Estádio Ninho do Pássaro recebeU as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos (GETTY IMAGES)

A nomeação de Pequim como sede dos Jogos Olímpicos de 2022 foi histórica. Não apenas por ser a primeira cidade a receber a edição de verão e de inverno, mas pelo processo. A desistência de várias candidaturas foi traumática e culminou na Agenda 2020 no Movimento Olímpico.

O projeto Pequim 2022 venceu Almaty, do Cazaquistão em 2015 com a promessa de reaproveitar vários espaços dos Jogos de Verão de 2008. Entretanto, velhos fantasmas também reapareceram, como críticas às violações de direitos humanos em etnias na China, como os uigures.

Esse e outros fatores levaram a um boicote diplomático de várias nações, puxados especialmente pelo governo dos Estados Unidos. O cenário externo também não contribuiu, com a possibilidade de um conflito armado entre Ucrânia e Rússia que ameaçou a trégua olímpica.

Ato 1 – Os heróis

gu ailing ouro halfpipe jogos olímpicos de inverno de pequim-2022
Gu Ailing foi a estrela chinesa nos Jogos de Pequim-2022 (Getty Images)

Mas o clima pesado ficou para trás com a entrada dos personagens em cena. Diversos heróis surgiram para alegrar o público. A esquiadora chinesa Gu Ailing, por exemplo, estampou jornais e propagandas e, claro, subiu ao pódio com suas três medalhas (dois ouros) no esqui freestyle.

Johannes Boe quatro ouros jogos olímpicos de inverno de pequim-2022
Johannes Boe ganhou quatro medalhas de ouro e um bronze no esqui cross-country (Getty Images)

Os noruegueses Johannes Boe, no Biatlo, e Therese Johaug, no esqui cross-country, também brilharam em Pequim 2022. Ele com quatro ouros e um bronze; ela com três ouros individuais. Irene Schouten, dos Países Baixos, também se despede com três medalhas douradas na patinação de velocidade.

Lindsey Jacobellis finalmente conseguiu ser campeã olímpica (Getty Images/2022)

Mas o que seria de um teatro sem a consagração da jornada do herói? Após cinco títulos mundiais e quatro tentativas olímpicas, a estadunidense Lindsey Jacobellis finalmente foi campeã olímpica no Snowboard Cross. De quebra, ganhou não um, mas dois ouros!

Ato 2 – As surpresas

A surpreendente dupla mista italiana, que foi campeã olímpica invicta (Justin Setterfield/Getty Images)

Chega o momento, também, de apresentar novos personagens, aqueles que faziam figuração, mas ganharam espaço no público. Logo nos primeiros dias, a dupla mista da Itália viveu seu conto de fadas ao surpreender e conquistar a medalha de ouro.

Zoi Sadowski Synott Snowboard Slopstyle
Zoi Sadowsky-Synott ganhou a primeira medalha de ouro da história da Nova Zelândia nos Jogos de Inverno (Getty Images)

A Nova Zelândia também surgiu com destaque nos palcos de neve em Pequim 2022. O país ganhou suas primeiras medalhas de ouro da história olímpica de inverno. Os jovens Zoi Sadowsky-Synott, no snowboard slopestyle, e Nico Porteous, no esqui freestyle halfpipe, foram os responsáveis.

Mikaela Shiffrin foi uma das grandes decepções dos Jogos (Vladimir Simicek/Agence France-Presse/Getty Images)

Mas há também derrotas doloridas e difíceis de acreditar. O canadense Mikael Kingsbury venceu mais da metade das provas que disputou na carreira. Mas perdeu o ouro olímpico no Moguls masculino para o sueco Walter Wallberg, que jamais tinha vencido uma prova na vida. Mikaela Shiffrin também sai sem medalhas apesar de ter sonhado com três ou até quatro.

Ato 3 – As dificuldades

Michel Macedo recuperado Covid-19
Michel Macedo ficou isolado ao chegar a Pequim por ter testado positivo (Divulgação/COB)

Surgem os primeiros problemas. A pandemia de covid-19 não dá sossego e continuou preocupando o Comitê Organizador. Criou-se um circuito fechado em bolha, onde atletas, treinadores, dirigentes e jornalistas poderiam circular.

De certa forma, a tática funcionou em Pequim 2022, mas não sem impactar alguns dos favoritos. O norueguês Jarl Riiber, no Combinado Nórdico, era cotado a três ouros, mas disputou (e ganhou) apenas uma prova. O patinador Vincent Zhou, dos Estados Unidos, sequer pôde competir.

Até mesmo o Brasil teve casos registrados. Tanto Erick Vianna, do Bobsled, quanto Michel Macedo, do esqui alpino, testaram positivo no aeroporto. Erick conseguiu se recuperar a tempo, mas Michel só pôde competir em uma das duas provas que estava classificado.

Ato 4 – O Clímax

Kamila VAlieva quarto lugar patinação artística jogos olímpicos de inverno de pequim-2022
Doping de Kamila Valieva foi a grande polêmica dos Jogos de Pequim-2022 (Matthew Stockman/Getty Images)

Entretanto, o momento de grande tensão aconteceu mesmo na patinação artística feminina. Cotada para ser uma das estrelas dos Jogos, a russa Kamila Valieva, 15 anos, esteve no centro de um escândalo de doping que se arrastou por quase uma semana.

Ela testou positivo para uma substância proibida em dezembro, mas o caso só veio à tona depois que ela ganhou o ouro na prova por equipes em Pequim 2022. Foi o ponto alto da tragicomédia, com drama da adolescente sendo pincelado por situações quase caricatas das autoridades.

Apesar do doping, ela foi liberada a competir na disputa individual, mas se ganhasse, não receberia sua medalha! A pressão foi demais para atleta, exposta por órgãos que deveriam protegê-la. O que se viu foi uma criança sucumbir aos olhos do mundo, com várias quedas em sua apresentação. Uma mancha que os Jogos Olímpicos terão que carregar para sempre.  

Ato 5 – O Desenlace

Nicole Silveira bandeira Brasil
Nicole Silveira fez história com a 13ª colocação no skeleton feminino em Pequim 2022 (Alexandre Castello Branco/COB)

Mas o palco dos Jogos de Inverno também é voltado para quem não tem neve e gelo. Haiti e Arábia Saudita, por exemplo, fizeram suas estreias. A Jamaica esteve presente novamente com seu time de bobsled. E como se esquecer do mexicano Donovan Carrillo na patinação artística?

O Brasil, claro, também se fez presente em Pequim 2022 para sua nona participação olímpica de inverno consecutiva. O desempenho foi histórico, começando com a excelente 13ª posição de Nicole Silveira no Skeleton. É o melhor resultado do país em Jogos de Inverno!

Bobsled do Brasil 4-men Pequim 2022
Bobsled do Brasil alcançou o objetivo de ficar entre os 20 melhores (Wander Roberto/ANOC/Inovafoto)

Além disso, o Bobsled também chegou à final e alcançou o Top 20 no 4-men pela primeira vez na história. Manex Silva, no Esqui Cross-Country, estabeleceu o recorde de pontuação do país. Sabrina Cass colocou o Brasil na elite do Moguls. Sem falar, claro, em Jaqueline Mourão, com sua oitava participação olímpica – recorde nacional!

Epílogo de Pequim 2022

A tragicomédia dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 se despede do público com a apresentação de novos heróis olímpicos, mas também com a confirmação de velhos problemas. Ao mesmo tempo que nos emocionamos com os feitos registrados por diversos atletas, é impossível não se afetar com o circo montado no palco da patinação com o doping da Kamila Valieva.

A mensagem minimalista reforçada pela Cerimônia de Abertura é importante para o Movimento Olímpico, que necessita adequar custos e processos a novas demandas e realidades. No esporte, assim como no teatro, não é preciso ser espetaculoso para ser espetacular.

As cortinas se fecham com a Cerimônia de Encerramento nesse 20 de fevereiro e, agora, as atenções se voltam para Milão e Cortina d’Ampezzo. São esses palcos italianos que receberão as tragédias e comédias humanas daqui quatro anos. Quais histórias iremos testemunhar até lá?

O Olimpíada Todo Dia viajou na segurança da Coris, nosso SEGURO VIAGEM OFICIAL

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022