Siga o OTD

Atletismo

World Athletics é outra a excluir atletas russos das competições

Seguindo os passos de diversas outras modalidades e do COI, federação internacional barra competidores da Rússia e de Belarus por conta da invasão à Ucrânia

atletismo sanções Rússia invasão Luís Gabriel pereira Meeting de Madri indoor
(Annca/Pixabay)

A World Athletics anunciou nesta terça-feira (1º) a exclusão de atletas, integrantes de comissões técnicas e juízes russos e de Belarus de todas as competições de atletismo até segunda ordem. O motivo é a invasão russa à Ucrânia, apoiada pelo governo belarrusso. A medida segue iniciativas já tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional e por diversas outras federações, com sanções também ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a integrantes do alto escalão no Kremlin.

“O conselho da World Athletics Council concordou hoje em impor sanções contra a os membros Federação Russa e Belarus como consequência da invasão à Ucrânia. Todos atletas, pessoal de apoio e árbitros da Rússia e de Belarus serão excluídos de todos os eventos futuros da World Athletics Series, com efeito imediato. Os próximos eventos incluem o Campeonato Mundial do Oregon, o Campeonato Mundial Indoor de Belgrado e o Campeonato Mundial de Marcha Atlética de Mascate, que começa em Omã na sexta-feira (4)”, afirma a entidade em nota oficial.

Único modo

O presidente do Conselho da federação internacional de atletismo, o britânico Sebastian Coe, apontou que “o mundo está horrorizado com o que a Rússia fez, auxiliada e encorajada por Belarus. Líderes mundiais procuraram evitar a invasão por meios diplomáticos, sem sucesso na inabalável intenção russa de invadir a Ucrânia. Essas sanções sem precedentes que estão sendo impostas a Rússia e Belarus por países e indústrias em todo o mundo aparentam ser o único modo pacífico para incomodar as intenções atuais da Rússia e restaurar a paz”.

O francês Renaud Lavillenie e a neozelandesa Valerie Adams, da comissão de atletas, concordaram com a decisão. “Somos solidários com nossos colegas atletas, competidores e amigos da Ucrânia, que estão enfrentando desafios muito maiores do que interrupções no treinamento e competição, e temem pelas próprias vidas e pelas vidas de seus entes queridos”, disse Lavillenie.

COI, vôlei, judô, esgrima….

Algumas horas antes da federação internacional de atletismo aplicar as sanções contra a Rússia por conta da invasão à Ucrânia, as federações internacional e europeia de vôlei haviam caminhado no mesmo sentido. Um dia antes, o Comitê Olímpico Internacional anunciou a sugestão de banimento de atletas russos e de Belarus de todas as competições, além de retirar as ordens olímpicas douradas concedidas ao presidente russo, Vladimir Putin, e a mais dois integrantes do alto escalão do governo de Moscou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As sanções contra o esporte e o mandatário da Rússia já vinham ganhando corpo em diversas outras modalidades. No judô e no taekwondo, Putin perdeu cargos honorários que tinha junto às respectivas federações. Há, ainda, efeitos na esgrimadesportes aquáticos e ginástica artística. No futebol, a seleção russa foi retirada das eliminatórias e, consequentemente, da Copa do Mundo do Catar.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo