Siga o OTD

Judô

Presidente honorário, Vladimir Putin é suspenso da IJF

Presidente Honorário, Vladimir Putin é suspenso da Federação Internacional de Judô (IJF) e Grand Slam de Kazan é cancelado.

Vladimir Putin é suspenso da Federação Internacional de Judô e Grand Slam de Kazan é cancelado
(Mikhail Metzel/TASS)

A Federação Internacional de Judô (IJF) decidiu suspender o presidente da Rússia Vladimir Putin de suas funções na organização, neste domingo (27), três dias após a invasão da Rússia sobre a Ucrânia. O Grand Slam de Kazan, marcado para o dia 20 a 22 de maio em Kazan, também foi cancelado.

Outros três eventos na Rússia permanecem no calendário oficial da Federação Internacional de Judô neste domingo: a Copa Europeia Tula para cadetes entre 2 e 3 de abril; a Copa Europeia de Orenburgo entre 14 e 15 de maio; e a Copa Anatoliy Rakhlin, entre 15 e 16 de junho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Praticante e amante do judô, Putin era Presidente Honorário e Embaixador da IJF. Amigo pessoal de longa data do ditador russo, o húngaro Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô, havia justificado os títulos em 2012, afirmando que Putin é “uma das personalidades que garantem os valores do judô no mundo”.

Faixa preta, Putin costuma marcar presença em eventos de judô, como nos Mundiais de Cheyabinsk em 2004 e de Baku em 2018, mas também nos Jogos Olímpicos, quando assistiu Tagir Khaibulaev levar a medalha de ouro para a Rússia nos 100kg em Londres 2012.

+ Copa do Mundo de espada é interrompida na Rússia

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Judô