Siga o OTD

Taekwondo

World Taekwondo sanciona Putin, Rússia e Belarus por conflito

Federação da arte marcial retira faixa preta honorável concedida em 2013 ao presidente da Rússia, veta exibição de hino e de bandeira e cancela eventos nos dois países

Taekwondo sanções faixa preta Vladmir Putin Rússia conflito Ucrânia
Putin, à direita, recebe a faixa preta em 2013 do presidente da World Taekwondo Chungwon Choue (divulgação/kremlin.ru)

A World Taekwondo, a federação internacional da modalidade, anunciou a revogação da faixa preta honorária que havia concedido em 2013 ao presidente da Rússia, Vladmir Putin. O motivo é o conflito armado na Ucrânia. A entidade, em nota, afirmou condenar veementemente “os ataques brutais contra vidas inocentes na Ucrânia, que vão contra a visão da World Taekwondo de ‘Paz é Mais Precioso que Triunfo’ e valores de respeito e tolerância.”

Além disso, determinou, em solidariedade ao Comitê Olímpico Internacional, que os hinos e as bandeiras da Rússia e de Belarus, país aliado a Moscou, não serão exibidos nos eventos organizados pela entidade. Por fim, a World Taekwondo e a European Taekwondo Union não vão organizar ou reconhecer eventos da modalidade nos dois países. “Os pensamentos da World Taekwondo estão com o povo da Ucrânia e esperamos para um fim pacífico e imediato para essa guerra”, completa a nota.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Judô e demais esportes

A iniciativa da World Taekwondo é semelhante à da Federação Internacional de Judô, que suspendeu Vladimir Putin de suas funções de presidente honorável e embaixador. O presidente russo é faixa preta e pratica a modalidade desde criança. Além disso, o Grand Slam de Kazan, marcado para o dia 20 a 22 de maio, também foi cancelado. As sanções esportivas aos russos ganhou força nos últimos dias e chegou também ao vôlei, esgrima, desportes aquáticos, ginástica artística e futebol.

Mais em Taekwondo