Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Fina engrossa boicote contra a Rússia e cancela torneios

Federação internacional de esportes aquáticos cancelou o Mundial Júnior e uma World Series de nado artístico e saltos ornamentais que seriam em Kazan. Jogo da liga de polo também é afetado

Natação Fina Boicote Rússia
(divulgação/Fina)

A federação internacional de natação e demais esportes aquáticos, a Fina, engrossou o grupo de boicote contra a Rússia após a crise deflagrada com a invasão da Ucrânia. A entidade cancelou dois torneios que estavam previstos para a cidade de Kazan, o Mundial Júnior de natação, em agosto, e uma World Series de nado artístico e saltos ornamentais que seria em abril. O jogo da liga de polo aquático entre Rússia e Grécia, de 8 de março, não será mais em São Petersburgo.

As ações contra a Rússia como a da Fina vêm crescendo no meio do esporte. A Federação Internacional de Ginástica, por exemplo, baniu a exibição das bandeiras nacionais e dos hinos da Rússia e de Belarus, país aliado de Moscou no conflito. Além disso, ambos estão proibidos de receber eventos da federação. A FIG também irá pedir para sua Fundação para Solidariedade que destine uma ajuda especial para apoiar atletas ucranianos e outros membros da Federação Ucraniana de Ginástica.

Faixa preta suspenso

No judô, a federação internacional da modalidade decidiu suspender o presidente da Rússia Vladimir Putin dos seus postos de presidente honorável e embaixador. Faixa preta, Putin costuma marcar presença em eventos, como nos Mundiais de Cheyabinsk em 2004 e de Baku em 2018, mas também nos Jogos Olímpicos, quando assistiu Tagir Khaibulaev levar a medalha de ouro para a Rússia nos 100kg em Londres 2012. O Grand Slam de Kazan, marcado para o dia 20 a 22 de maio, também foi cancelado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esgrima, vôlei e futebol

Já na esgrima, A Copa do Mundo de espada de Sochi foi cancelada durante o torneio, antes das semifinais que aconteceriam no sábado (26). Várias atletas de países europeus abandonaram o torneio durante o dia em busca de voos para sair da Rússia. Atletas dos EUA e da Ucrânia não estavam inscritas no torneio. No vôlei, a federação internacional anunciou como boicote a retirada da Rússia como sede de duas rodadas da Liga das Nações de Vôlei. A cidade de Ufa receberia quatro jogos do Brasil entre 29 de junho e 3 de julho. No futebol, a Fifa proibiu a seleção russa de jogar sob a bandeira do país, vetou o hino e todas as partidas como mandante serão disputadas em campo neutro e com portões fechados.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Saltos Ornamentais