Siga o OTD

Natação

Fina engrossa boicote contra a Rússia e cancela torneios

Federação internacional de esportes aquáticos cancelou o Mundial Júnior e uma World Series de nado artístico e saltos ornamentais que seriam em Kazan. Jogo da liga de polo também é afetado

Natação Fina Boicote Rússia
(divulgação/Fina)

A federação internacional de natação e demais esportes aquáticos, a Fina, engrossou o grupo de boicote contra a Rússia após a crise deflagrada com a invasão da Ucrânia. A entidade cancelou dois torneios que estavam previstos para a cidade de Kazan, o Mundial Júnior de natação, em agosto, e uma World Series de nado artístico e saltos ornamentais que seria em abril. O jogo da liga de polo aquático entre Rússia e Grécia, de 8 de março, não será mais em São Petersburgo.

As ações contra a Rússia como a da Fina vêm crescendo no meio do esporte. A Federação Internacional de Ginástica, por exemplo, baniu a exibição das bandeiras nacionais e dos hinos da Rússia e de Belarus, país aliado de Moscou no conflito. Além disso, ambos estão proibidos de receber eventos da federação. A FIG também irá pedir para sua Fundação para Solidariedade que destine uma ajuda especial para apoiar atletas ucranianos e outros membros da Federação Ucraniana de Ginástica.

Faixa preta suspenso

No judô, a federação internacional da modalidade decidiu suspender o presidente da Rússia Vladimir Putin dos seus postos de presidente honorável e embaixador. Faixa preta, Putin costuma marcar presença em eventos, como nos Mundiais de Cheyabinsk em 2004 e de Baku em 2018, mas também nos Jogos Olímpicos, quando assistiu Tagir Khaibulaev levar a medalha de ouro para a Rússia nos 100kg em Londres 2012. O Grand Slam de Kazan, marcado para o dia 20 a 22 de maio, também foi cancelado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esgrima, vôlei e futebol

Já na esgrima, A Copa do Mundo de espada de Sochi foi cancelada durante o torneio, antes das semifinais que aconteceriam no sábado (26). Várias atletas de países europeus abandonaram o torneio durante o dia em busca de voos para sair da Rússia. Atletas dos EUA e da Ucrânia não estavam inscritas no torneio. No vôlei, a federação internacional anunciou como boicote a retirada da Rússia como sede de duas rodadas da Liga das Nações de Vôlei. A cidade de Ufa receberia quatro jogos do Brasil entre 29 de junho e 3 de julho. No futebol, a Fifa proibiu a seleção russa de jogar sob a bandeira do país, vetou o hino e todas as partidas como mandante serão disputadas em campo neutro e com portões fechados.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Natação