Siga o OTD

Atletismo

Brasil segue para a disputa do Mundial de Marcha Atlética

Delegação brasileira de 15 atletas viajou para Omã onde competirá no Mundial de Marcha Atlética Por Equipes

Gabriela Muniz disputará pela primeira vez o Mundial de Marcha Atlética por equipes Copa Brasil

A delegação brasileira da marcha atlética, que disputará o Campeonato Mundial por Equipes na sexta-feira (04) e sábado (05), embarcou na madrugada desta segunda-feira (28) para Omã, Mascate, onde acontecerá a competição. A equipe fez escala em Doha, no Catar, antes de chegar ao destino final.

A equipe terá uma equipe completa, ou seja, todos que alcançaram os índices exigidos pela World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, foram convocados e representarão o país nos dois dias de competição. Serão 15 atletas – sete mulheres e oito homens – e quatro treinadores, na maior delegação da Marcha da história num Campeonato Mundial.

+ Filme conta a história do projeto social que revelou Pepê Gonçalves

Expectativas dos atletas

O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) é o destaque. Medalha de bronze nos 20km no Mundial de Londres-2017, ele está inscrito na prova dos 35 km. “Vamos participar com uma delegação cheia, uma galera muito boa, que mostra que a marcha está crescendo no Brasil. O trabalho tem sido muito bem feito”, disse o atleta de 30 anos, que terá a companhia de seus pais, os treinadores João Sena e Gianetti Bonfim, também convocados.

Outro destaque é Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ), inscrita nos 20 e nos 35km. “Ainda não sei como é disputar uma competição deste nível, porque será a minha primeira vez. Encaro como um grande desafio, porém o objetivo é pensar uma prova de cada vez. Estou focada para os 20km e tudo vai depender de como meu corpo vai reagir para fazer os 35km no dia seguinte”, lembrou a marchadora carioca. “É uma oportunidade de buscar boas marcas ao lado das melhores atletas do mundo.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outra atração é Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC), que esteve na equipe brasileira de marcha atlética na Olimpíada de Tóquio, juntamente com Caio Bonfim e Lucas Mazzo (CASO-DF). “Minha expectativa é de figurar entre os 20 primeiros colocados e fazer uma prova de qualidade”, lembrou o catarinense de 22 anos. “É uma competição que só tem cara bom, então será um grande desafio já para o mês de março, mas acredito que independentemente do resultado será uma experiência positiva, pois preciso aprender a competir no meio dos grandes e ganhar essa vivência.”

Avaliação da comissão técnica

A treinadora-chefe Gianneti Bonfim acredita que o Brasil pode conseguir boa atuação. “Minha expectativa é de ter grandes resultados, com recordes pessoais. Meu pessoal em Sobradinho, onde acompanho os atletas, tem treinado forte e estou muito feliz por fazer parte dessa delegação”, observou. “Espero que mais atletas consigam índices para o Mundial do Oregon, em julho, nos Estados Unidos.”

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, não viajou com a delegação brasileira para Omã, por conta de compromissos no Brasil. A equipe do Mundial será chefiada por Francisco Xavier de Oliveira, presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal.

+ Brasil terá 38 atletas no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima

A comissão técnica do Brasil terá Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF) como treinadora-chefe, assim como os treinadores João Evangelista de Sena Bonfim (DF), Diogo Dias Gamboa (SC) e Luís Paulo Ferreira Porto (RJ). A delegação será chefiada por Francisco Xavier de Oliveira (CBAt), com Fernando dos Reis (CBAt), como delegado, além do médico Rodrigo Morette Arantes (SP) e da fisioterapeuta Monica Araújo de Freitas.

Confira a lista convocados:

Feminino
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 e 35km
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35km
Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35km
Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20km
Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10km sub-20
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10km sub-20

Masculino
Caio Bonfim (CASO-DF) – 35km
Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35km
Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35km
Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35km
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20km
Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20km
Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20
João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km sub-20

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Programação do Mundial de Marcha Atlética por equipes:

4 de março (sexta-feira)
1:00 – 10 km sub-20 – feminino
2:10 – 10 km sub-20 – masculino
9:00 – 20 km – feminino

5 de março (sábado)
0:00 – 35km – masculino e feminino
9:00 – 20km – masculino
* Horários de Brasília

Mais em Atletismo