Siga o OTD

Política

Copa do Mundo de espada é interrompida na Rússia

Atletas abandonam torneio no meio para sair da Rússia e Copa do Mundo de espada feminina de Sochi é interrompida

Copa do Mundo de espada de Sochi é cancelada em andamento pela Federação Internacional de Esgrima
Eva Pavia - #BizziTeam / FIE

A Copa do Mundo de espada de Sochi foi cancelada durante o torneio, antes das semifinais que aconteceriam ainda neste sábado (26). Várias atletas de países europeus abandonaram o torneio durante o dia em busca de vôos para sair da Rússia. Atletas dos EUA e da Ucrânia não estavam inscritas no torneio de esgrima e sem Nathalie Moellhausen e Amanda Simeão Netto, nenhuma brasileira chegou na fase final.

A lista de participantes da Copa do Mundo de espada feminina já mostrava que havia algo estranho. Comparada com os atletas na Copa do Mundo de florete masculino no Cairo e florete feminino em Guadalajara, o torneio de Sochi marcava muitas ausências.

Apenas 19 integrantes do top50 estavam presentes, e dentre as várias ausências estavam e da atual campeã mundial, a brasileira Nathalie Moellhausen e das três medalhistas olímpicas de Tóquio: a chinesa Sun Yiwen (ouro e líder do ranking), a romena Ana Maria Popescu (prata e 4ª do ranking) e a estoniana Katrina Lehis (bronze e vice-líder).

O torneio, mais esvaziado do que de costume, teve uma fase preliminar tranquila na sexta-feira (25) com a presença de 85 esgrimistas – incluindo as brasileiras Lorana Schwantes e Tabea Alves – em busca de 48 vagas no quadro principal, a se juntar às 16 principais cabeças-de-chave.

Athos Schwantes, esgrimista e técnico da delegação brasileira, disse nesta sexta-feira que a situação não afetou no desempenho do torneio. “Nós estamos bem, toda a delegação do Brasil está em segurança aqui. Estivemos muito focados na competição e agora esperamos voltar seguros para casa. A CBE e a FIE estão buscando as melhores condições para o nosso retorno em segurança”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nascido no Uzbequistão, mas cidadão russo, Alisher Usmanov é presidente da Federação Internacional de Esgrima (FIE) desde 2008 e algumas de suas empresas foram afetadas no recente pacote de sanções do governo dos EUA. Havia uma grande pressão nas redes sociais para o cancelamento da Copa do Mundo de Espada, mas a FIE se manteve em silêncio durante toda a semana. Políticos britânicos pediram a Usmanov que condene as ações de Vladimir Putin para evitar sanções por parte do Reino Unido, onde o bilionário possui muitos negócios.

Porém, o dia de sábado foi marcado por preocupações fora-de-pista. Dos 32 confrontos marcados para acontecer na manhã, apenas 18 foram jogados e vários outros duelos nas fases seguintes foram seguidamente anulados, à medida que delegações se apressavam para deixar a Rússia. 

Ao fim do dia, metade das atletas inscritas abandonaram em algum momento a competição. No total foram 32 atletas de Alemanha, Áustria, Estônia, França, Itália e Suíça que não compareceram para um duelo programado.

– FIVB retira sede russa da VNL, mas mantém Mundial masculino de 22 na Rússia

A Federação Internacional de Esgrima (FIE) ainda não se pronunciou oficialmente, mas todos os combates foram interrompidos quando restavam apenas três russas e a honconguesa Vivian Kong Man Wai, medalhista de bronze no Mundial de 2019 e 8ª do ranking mundial. Aizanat Murtazaeva (19ª) iria enfrentar Tatyana Andryushina (53ª) e Violetta Kolobova (22ª)  iria enfrentar Vivian Kong.

Ainda não se sabe se haverá distribuição de pontos ou se haverá um outro torneio para substituir a etapa de Sochi da Copa do Mundo. No domingo (27), a Federação Internacional de Esgrima ainda iria organizar um torneio de espada por equipes.

A federação francesa de esgrima se posicionou para afirmar que suas atletas haviam ido para a Rússia dia 22 de fevereiro e apenas neste sábado o Ministério de Esportes Francês pediu oficialmente para que esportistas franceses não partam para a Rússia e a Belarus. 

Segundo a FFE, os membros da delegação francesas pegaram um vôo de Sochi a Moscou e estão em contato com serviços consulares para retornar a Paris na tarde do domingo (27).
Guilherme Toldo cai na estreia e russos fazem final na Copa do Mundo de florete

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Política