Siga o OTD

Tóquio 2020

A velocidade de Rosangela Santos e Verônica Hipólito rumo aos Jogos

Rosangela Santos e Verônica Hipólito são as estrelas do quinto episódio da websérie Desafie o seu Sistema sobre a preparação do Time Ajinomoto para Tóquio

Rosangela Santos é a mulher mais rápida do continente. Única da América do Sul a baixar dos 11 segundos nos 100 m rasos. Além disso, foi medalha de bronze no revezamento 4 x 100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim. Verônica Hipólito é também velocista, dona de duas medalhas paralímpicas e duas mundiais. Ambas correm atrás, com muita velocidade, da vaga para representar o Brasil em Tóquio-2020. O quinto episódio da websérie “Desafie o seu sistema” mostra a rotina de treinos das duas em busca do sonho.

“Vida de atleta é abdicação sempre”, diz Rosangela Santos. “Faça sol, faça chuva, que tenha uma ventania ou não, a gente sempre vai estar treinando”, completa Verônica Hipólito.

Os treinos de atletas de velocidade são extenuantes. É preciso muita força e explosão para conseguir na pista ser o mais rápido possível. “O treinamento diário é exaustão total. A minha força mental vem de treinamento. Tem dias que você quer ficar na cama, mas enquanto eu estou na cama todo mundo está treinando. Então eu tenho que ir, ser o máximo disciplinada possível para poder aguentar porque é bem puxado”, explica Rosângela Santos.

Mas não é só sofrimento e dedicação. “O atleta velocista antes de tudo tem que se divertir com o que faz”, revela Verônica Hipólito. Pois é, se não gostar, não tem como aguentar.

O episódio mostra também que praticamente não há diferenças entre a forma de treinar de uma atleta de ponta olímpica e de uma paralímpica. “Nosso objetivo em comum é ser as melhores do mundo”, garante Verônica Hipólito.

Mas para alcançar isso, não basta só treinar. É preciso equilibrar a atividade com descanso e alimentação. “Se você se alimenta bem, você vai suplementar bem, você vai dormir bem, vai recuperar melhor e vai treinar melhor. O que o Time Ajinomoto está fazendo é algo histórico porque são mais de 30 atletas olímpicos e paralímpicos de várias modalidades, tendo toda a base de suplementação até indo com experiência com outros atletas”, finaliza Verônica Hipóltio.

A WEBSÉRIE

O episódio estrelado por Rosangela Santos e Verônica Hipólito é o quinto da websérie “Desafie seu Sistema”, uma realização em parceria entre o Olimpíada Todo Dia e a Ajinomoto. A estreia foi com Ana Marcela Cunha, da maratona aquática no final de outubro. Depois dela, Bruna Takahashi, do tênis de mesa, Milena Titoneli, do taekwondo, e Arthur Nory e Francisco Barretto, da ginástica artística, também revelaram suas rotinas de treino visando os Jogos Olímpicos.

“Queremos que a série ‘Desafie o seu Sistema’ desperte o desejo da torcida brasileira de acompanhar o dia a dia desses guerreiros e torcer ainda mais por cada um deles”, diz a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

+ VEJA A PÁGINA ESPECIAL SOBRE O TIME AJINOMOTO

“A Ajinomoto do Brasil apoia esses esportistas por meio do Projeto Vitória porque acredita muito no potencial de todos eles e a torcida de cada brasileiro vai ser muito importante até os Jogos”, completa a executiva.

A websérie será composta por 12 episódios. Boa parte das gravações foram realizadas antes do início da pandemia do novo coronavírus e foram retomadas à medida que as regras de segurança sanitária permitiram.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Atualmente, 34 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tóquio 2020