Siga o OTD

Tóquio 2020

Arthur Nory e Chico Barretto revelam a dura rotina em busca do sonho olímpico

Arthur Nory e Francisco Barretto mostram em detalhes como é a dura rotina de um ginasta em busca de seus sonhos e objetivos

Arthur Nory foi campeão mundial da barra fixa em 2019, mesmo ano em que Francisco Barretto fez história nos Jogos Pan-Americanos ao ganhar em Lima três medalhas de ouro. Agora, o objetivo dos dois atletas, que pertencem ao Time Ajinomoto, são os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que serão realizados em 2021. No quarto episódio da série “Desafie o seu Sistema”, ambos mostram a dura rotina de treinos a que um ginasta precisa se submeter para alcançar seus sonhos.

“Desde os sete anos, a gente tem que lidar com responsabilidade, já tem que lidar com seriedade, compromisso. Eu escolhi ser um atleta de ginástica artística e tive que me adaptar às rotinas e aos desafios. O desgaste que a ginástica traz para a gente não é só físico, mas é emocional também. Aprender a lidar com as frustrações, a lidar com as adversidades todos os dias, saber ter disciplina de ter que dormir, descansar e recuperar para que no outro dia a gente poder render mais não é fácil”, explica Francisco Barretto.

Além do título mundial de 2019, Arthur Nory foi medalha de bronze no solo nos Jogos Olímpicos Rio-2016, mas sabe que a vida de um ginasta não é só de glórias. “Passei por sete cirurgias e eu sei bem como funciona esse processo de cair e depois voltar e, principalmente, trabalhar a cabeça”.

Para ele, o segredo está no equilíbrio de todas as atividades para manter o atleta bem condicionado. “Descanso, treinamento e alimentação é a base”, acredita, apostando nos benefícios do Kachimeshi, palavra japonesa que significa alimentação para vencer. “Eu saio de casa me alimentando para aguentar um treino que vai me sobrecarregar muito, então eu tenho que fazer uma alimentação adequada para que eu possa treinar e aumentar a minha performance”, completa Barretto.

A WEBSÉRIE

O episódio sobre ginástica, estrelado por Arthur Nory e Francisco Barretto, é o quarto da websérie “Desafie seu Sistema”, uma realização em parceria entre o Olimpíada Todo Dia e a Ajinomoto. A estreia foi com Ana Marcela Cunha, da maratona aquática no final de outubro. Depois dela, Bruna Takahashi, do tênis de mesa, e Milena Titoneli, do taekwondo, também revelaram suas rotinas de treino visando os Jogos Olímpicos.

“Queremos que a série ‘Desafie o seu Sistema’ desperte o desejo da torcida brasileira de acompanhar o dia a dia desses guerreiros e torcer ainda mais por cada um deles”, diz a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

+ VEJA A PÁGINA ESPECIAL SOBRE O TIME AJINOMOTO

“A Ajinomoto do Brasil apoia esses esportistas por meio do Projeto Vitória porque acredita muito no potencial de todos eles e a torcida de cada brasileiro vai ser muito importante até os Jogos”, completa a executiva.

A websérie será composta por 12 episódios. Boa parte das gravações foram realizadas antes do início da pandemia do novo coronavírus e foram retomadas à medida que as regras de segurança sanitária permitiram.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Atualmente, 34 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tóquio 2020