Siga o OTD

COB

CBV suspensa por 6 meses após atuação de Wallace na Superliga

Conselho de Ética do COB suspende CBV após entidade liberar a atuação de Wallace na final da Superliga, contrariando decisão do CECOB

Wallace em ação na Olimpíada de Tóquio. CBV foi suspensa pelo COB por liberar atleta na final da Superliga
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB) reagiu à atuação do oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, na final da Superliga Masculina de vôlei. O CECOB suspendeu a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por um período de seis meses após a entidade liberar o atleta para disputar o duelo do último domingo contra o Minas que sagrou o Cruzeiro como campeão nacional, desrespeitando uma decisão do Conselho. Por fim, o CECOB ainda recomendou que Ministério do Esporte e Banco do Brasil interrompam os repasses de verbas à CBV.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Wallace, que estava suspenso por um período de três meses (a punição se encerraria nesta segunda-feira, 3 de maio) teve a sua pena aumentada. Agora, ele está impedido de atuar pelo seu clube e pela seleção brasileira por cinco anos. A princípio, Wallace está aposentado da seleção, mas ele disse em uma das audiências do CECOB sobre o caso que tinha o sonho de jogar em Paris-2024.
+ Luisa Stefani e Gabby Dabrowski eliminadas nas quartas em Madri
+ Yuri Falcão vence no Mundial Masculino de boxe
+ Leonardo Lustoza abre Copa do Mundo de tiro no top-70
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entenda o caso

Em primeiro lugar, o CECOB suspendeu Wallace no início de fevereiro após postagens do campeão olímpico na redes sociais em tom de ameaça ao presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. O conselho puniu o atleta por incitar a violência. Em seguida, o atleta conseguiu uma liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para poder atuar nas fase final da Superliga. Com o empasse, a CBV contratou uma câmara de arbitragem para decidir sobre o caso. Assim, o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) decidiu pela liberação do atleta para a final da Superliga.

No último domingo (30), o Sada Cruzeiro relacionou Wallace para a disputa da final da Superliga Masculina de vôlei. O atleta foi acionado pelo técnico Felipe Ferraz em alguns momentos do jogo. No terceiro set, o oposto marcou o último ponto da partida que rendeu o oitavo título nacional para a equipe.

Nesta segunda-feira, o CECOB voltou a se reunir, para discutir o descumprimento da decisão por parte da CBV. O Conselho decidiu suspender a CBV por um período de seis meses. Radamés Lattari Filho, presidente em exercício da entidade, também foi suspenso pelo período de um ano. O CECOB ainda oficiou Banco do Brasil e Ministério do Esporte para que eles interrompam os repasses financeiros à confederação durante o período da suspensão.

+ Leia a decisão na íntegra aqui.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em COB