Siga o OTD

Política

Wallace faz post em tom ameaçador ao presidente Lula

Wallace replica mensagem de seguidor sobre “dar um tiro” no presidente Lula

Wallace Lula Tabela do Mundial de vôlei masculino 2022
(Foto: Volleyball World)

Um dos maiores nomes da seleção brasileira de vôlei, Wallace fez uma postagem em tom ameaçador ao presidente Lula. Em uma sequência de stories em seu Instagram, o oposto postou uma foto com uma arma na noite desta segunda-feira (30) e, em seguida, replicou o questionamento de um seguidor, sobre “dar um tiro na cara de Lula”. Ele apagou a postagem horas depois.

+ CBF manifesta desejo de receber a Copa do Mundo Feminina de 2027

Na publicação da foto em que segura a arma em um clube de tiros, Wallace abriu uma caixa de perguntas para interagir com os seguidores. E um dos questionamentos feito por um deles foi: “Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?” – em referência à arma em questão. O jogador replicou o questionamento do seguidor no story seguinte e, então, abriu uma enquete com uma nova pergunta: “Alguém faria isso?”, com as opções “Sim” e “Não”.

Wallace Lula Instagram
Print da postagem de Wallace (Foto: Reprodução)

Tão logo aconteceu a publicação, torcedores utilizaram as redes sociais para repudiar o ato do jogador. Por isso, ele apagou a postagem horas depois. Dessa forma, nterça-feira (31), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) emitiu nota repudiando “qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos”, entendendo que “o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”.

Sada Cruzeiro também se manifesta

Também nesta terça, o Sada Cruzeiro, equipe onda joga Wallace, publicou um pedido de desculpas pelo ato do jogador em suas redes sociais. “O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações”, escreveu o time mineiro, que lidera a Superliga.

“As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos”, completou o Sada Cruzeiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O ato de Wallace, descrito no artigo 286 do Código Penal como delito de incitação ao crime, tem pena de detenção de três a seis meses, além de multa. Wallace é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e já se envolveu em polêmicas anteriores, inclusive durante jogos da seleção brasileira. Na última eleição, ele fez campanha para o candidato, derrotado por Lula na ocasião.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, anunciou em suas redes sociais que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para denunciar o caso. “Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições”, comentou a ministra do Esporte, Ana Moser.

Mais em Política