Siga o OTD

Vôlei

CBV afirma que punição impede participação do Brasil no Pan

Em nota, CBV chama de “absurda” e “desproporcional” decisão do Conselho de Ética do COB

WALLACE AO VIVO BRASIL X FRANÇA Vôlei masculino CBV COB
Wallace, pela seleção brasileira, salta para atacar bola (Divulgação)

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou em nota que repudia a punição do Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A decisão do COB suspendeu a entidade por seis meses devido à escalação de Wallace Souza na final da Superliga Masculina. O oposto havia sido suspendo por três meses após postagens em tom de ameaça ao presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.

No documento, CBV chama de “absurda” e “desproporcional” a decisão do Conselho de Ética em suspender os repasses financeiros decorrentes da próprio COB assim como a recomendação para que entidades públicas e privadas encerrem patrocínios ou apoios à entidade.

De acordo com a CBV, Wallace estava apto a jogar, pois uma câmara arbitral do esporte decidiu à favor do atleta. Dessa forma, o jogador tinha condições de jogo. Além disso, segundo a Confederação, tal câmara é a instância máxima de apelações em conflitos desse tipo.

“Assim a CBV se vê obrigada a tomar todas as medidas jurídicas cabíveis para garantir seus direitos, diante da ameaça à participação das equipes de quadra e de praia em importantes competições internacionais”, declarou a Confederação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Seleções fora do Pan?

A Confederação ainda afirma que a suspensão dos patrocínios e repasses financeiros do COB prejudica a preparação das Seleções Brasileiras em Paris 2024. A punição impede as participações do Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, nos Mundiais de base e no Circuito Mundial de vôlei de praia. Eventos como VNL, não estão ameaçados, pois têm outras fontes de recursos.

Sada Cruzeiro bate Minas e é octa da Superliga Masculina de vôlei
Wallace jogou a final da Superliga Masculina no último domingo (30) em que o Sada Cruzeiro foi campeão (Foto: Maurício Val/FVImagem/CBV)

“Apesar disso, a CBV garante que empenhará todo o seu esforço e seus recursos para manter a preparação dos atletas, de quadra e de praia, para estas importantes competições. E espera que o COB respeite seu estatuto e a legislação vigente, e não tome qualquer medida sem que a CBV tenha direito amplo e irrestrito à defesa”, continua a confederação.

“A CBV reitera que está muito segura das ações que tomou neste caso, todas elas respeitando a legislação e as normas que se aplicavam. Desde o início, a CBV buscou resguardar o voleibol, a Superliga, clubes, jogadores, patrocinadores e torcedores, mesmo sem ter relação direta ou responsabilidade sobre qualquer fato que gerou este cenário”, finaliza.

*Com informações e apuração do jornalista Demétrio Vecchioli (Olhar Olímpico)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei