Siga o OTD

Tóquio 2020

Organizadores não devem mexer no revezamento da tocha olímpica

De acordo com o Comitê Organizador, reduzir o revezamento da tocha teria um impacto pouco significante em termos de custos; cerimônia deve começar em 25 de março

O revezamento da tocha olímpica não deve sofrer alterações, de acordo com o Comitê Organizador (divulgação/COI)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 divulgou nessa quarta-feira (19) que não deve alterar o revezamento da tocha olímpica no ano que vem.

+ Campeã olímpica anuncia aposentadoria antes da Olimpíada

O revezamento deveria ter começado no dia 26 de março desse ano, antes do adiamento dos Jogos. Ele deve durar 121 dias e viajará por todas as 47 regiões do Japão.

Com os Jogos Olímpicos previstos para começar em 23 de julho de 2021, o revezamento deve começar, provavelmente, no dia 25 de março, na prefeitura de Fukushima.

Desde o adiamento dos Jogos em março, a organização vem trabalhando para simplificar os Jogos e cortar custos. De acordo com os organizadores, no entanto, reduzir o revezamento da tocha teria um impacto pouco significante em termos de custos. Além de trazer muitos problemas com patrocinadores e governos locais.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio informou nessa quarta-feira (19) que não deve alterar o revezamento da tocha olímpica
Revezamento da tocha olímpica não deve sofrer alterações (arquivo)

Vai acontecer?

Ainda que o plano básico da organização é manter a Olimpíada para a data marcada, mudanças podem ocorrer de acordo com a pandemia do coronavírus.

Um especialista japonês afirmou na última terça-feira (17) que a Olimpíada e a Paralimpíada estão em risco caso ainda não se tenha uma vacina contra o coronavírus.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Yoshiharu Matsuura, da Fundação de Pesquisa para Doenças Microbianas da Universidade de Osaka, disse que o governo japonês está se concentrando no desenvolvimento de uma vacina. Desta forma, seria uma garantia para que Tóquio-2020 aconteça.

Instalações abertas

Conforme as instalações olímpicas vão ficando prontas, o Comitê Organizador da Tóquio-2020 vai liberando acesso para atletas japoneses treinarem nesses locais. A novidade é a permissão para atletas do tiro com arco, remo, hóquei sobre a grama e da canoagem velocidade.

Há cerca de três semanas, o Comitê Organizador de Tóquio-2020 já tinha liberado o uso das instalações para parte da canoagem slalom e pólo aquático.

A Sea Forest Waterway, que receberá os eventos olímpicos e paralímpicos de remo e canoagem velocidade, estará aberta de 22 de agosto a 28 de dezembro.

Sea Forest Waterway é liberada para os atletas japoneses do remo e da canoagem de velocidade (Reprodução/Tokyo2020.org)

Mais em Tóquio 2020