Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio abre instalações vazias dos Jogos para uso de atletas

Centro de Canoagem Slalom poderá ser utilizado pelos atletas até dezembro e governo de Tóquio pretende abri-lo ao público; casa do polo aquático estará disponível em agosto

Centro de Canoagem Slalom Kasai é aberto para atletas treinarem (divulgação/tokyo2020)

As instalações dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 estariam abarrotadas de público caso a Olimpíada não tivesse sido adiada por conta do coronavírus. A boa notícia é que os atletas poderão utilizá-las para treinar enquanto o ano que vem não chega. Nessa segunda-feira (27), o governo metropolitano de Tóquio liberou o recém-inaugurado Centro de Canoagem Slalom Kasai para a prática de atletas.

+ O que esperar de Ana Sátila na canoagem slalom em um ano?

A instalação poderá ser usada pelos atletas a partir de hoje até o dia 28 de dezembro.

O Centro, que custou $66.3 milhões (cerca de R$ 343 milhões) para ser construído, abrigará as competições da canoagem slalom dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 entre os dias 25 e 30 de julho do ano que vem.

Projeto do Centro de Canoagem Slalom Kasai está liberado para os atletas utilizarem (divulgação Tokyo2020)

Mais instalações disponíveis e abertura ao público

O governo de Tóquio anunciou ainda que o Centro de Natação Tatsumi, que receberá o polo aquático, estará disponível para uso na metade de agosto.

O governo metropolitano de Tóquio decidiu abrir o Centro de Canoagem Slalom Kasai para uso dos atletas. Ideia é abrir outras instalações olímpicas vazias Centro de Natação Tatsumi,
Centro de Natação Tatsumi, casa do polo aquático em Tóquio-2020

A ideia dos governantes é abrir outras instalações dos Jogos Olímpicos nos próximos meses, embora isso possa mudar dependendo da situação da pandemia do coronavírus.

Outra ideia do governo japonês é liberar o Centro de Canoagem Slalom para que o público geral também possa desfrutar das instalações. Será possível realizar passeios de rafting e aulas de caiaque. Não há, no entanto, uma data específica para isso, devido às preocupações ligadas ao coronavírus.

Situação dos Jogos

Na quinta-feira passada (24), no dia em que a Olimpíada de Tóquio deveria ter começado, o chefe do Comitê Organizador de Tóquio-2020, Yoshiro Mori, deu uma declaração dizendo que o cenário atual da pandemia não permitiria a realização dos Jogos.

“Se a situação atual continuar, não poderíamos realizar,” disse Mori para a rede japonesa NHK.

Menos de 24 horas depois, o diretor da entidade, Toshiro Muto, baixou o tom, dizendo que não é bem assim.

“É muito difícil para nós esperar que a pandemia de coronavírus esteja contida, mas se pudermos entregar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio com o coronavírus, acho que os Jogos de Tóquio se tornarão um modelo para os próximos Jogos Olímpicos e outros eventos internacionais”, disse o dirigente em entrevista à Reuters.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As declarações do Comitê Organizador de Tóquio 2020 saíram bem no dia que a capital do Japão atingiu a marca de 10 mil infectados pelo novo coronavírus. Tóquio completou duas semanas com mais de 100 casos diários.

Mais em Tóquio 2020