Siga o OTD

Tóquio 2020

Campeã olímpica confirma aposentadoria antes da Olimpíada

Japonesa Ayaka Takahashi, ouro nas duplas femininas na Rio-2016, vai parar no fim de 2020 por sentir que falta de ânimo para seguir

Ayaka Takahashi aposentadoria
Ayaka Takaahashi e Matsumoto conquistaram o ouro na Rio-2016 (David Ramos/Getty Images)

Nesta quarta-feira (19), Ayaka Takahashi anunciou que irá parar de jogar no fim de 2020 e não vai defender seu título olímpico no Japão. Aos 30 anos, a jogadora, que conquistou o ouro nas duplas femininas no badminton, se vê sem ânimo e não que não se imaginava atuando mais um ano. 

“Eu tinha dúvidas sobre minha mente e corpo aguentariam por mais um ano. Quando compartilhei meus sentimentos honestos com minha parceira Misaki Matsutomo, ela respeitou minha decisão. Meus pais também foram compreensivos e dizer a eles tirou um grande peso dos meus ombros ”, disse Ayaka. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Takahashi e Matsumoto conquistaram a primeira medalha de ouro da história do Japão no badminton em 2016. Entre 2011 e 2016, a dupla conquistou cinco campeonatos nacionais e se manteve como a melhor do país. 

Apesar disso, as atletas poderiam ficar fora de Tóquio-2020. Isso porque o país tem duas vagas para a modalidade e Ayaka Takahashi e Misaki Matsutomo são, atualmente, a terceira melhor dupla do país. A corrida olímpica japonesa, que começou em abril de 2019, está paralisada por conta da pandemia do coronavírus. 

+ COB faz lives para lançamento de programa contra o racismo

No anúncio, a atleta se disse contente com o fato de ter conseguido se manter saudável durante o período de classificação olímpica e confirmou que luta contra uma lesão no pé desde dezembro. 

“Para mim sempre foi tudo ou nada. Quando treino treino, quando descanso descanso. No momento em que comecei a questionar minha capacidade de ganhar o ouro (nas Olimpíadas de Tóquio), soube que era a hora. Eu não quero jogar sem entusiasmo. Não parece certo”, finalizou.

Mais em Tóquio 2020