Siga o OTD

Rosario 2022

Brasil terá 4 skatistas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Virginia Fortes Águas é o principal nome do skate brasileiro em Rosario 2022
Virginia Fortes Águas (Foto: Julio Detefon)

O Brasil terá quatro atletas presentes na estreia do skate nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que em 2022 acontecem em Rosário, na Argentina. O evento, focado em jovens de 14 a 18 anos, acontecerá entre os dias 28 de abril e 8 de maio no Parque da Independência, na cidade argentina. O pódio na competição é um dos critérios para solicitação de entrada no programa Bolsa Atleta do Governo Federal, o que dá ainda mais importância a Rosario 2022.

A modalidade de disputa do skate em Rosario 2022 será o street, com dois representantes brasileiros no feminino e dois no masculino: Virginia Fortes Aguas, de 16 anos, de Niterói (RJ); Giovana Moreira, de 17 anos, de Niterói (RJ); Kalani Konig, de 14 anos, de Florianópolis (SC); e Matheus Teixeira, de 17 anos, de Passo Fundo (RS).

+ Confira o calendário dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario 2022

Os critérios para escolha dos atletas tiveram como base o ranking da World Skate ou a presença na Seleção Brasileira Júnior (sub-16) em 2021 – em ambos os casos, respeitado o limite de idade do evento (nascidos entre 01/01/2004 e 31/12/2007).

“Em 2021, fizemos nossa estreia nos Jogos Pan-Americanos Júnior com duas medalhas de ouro. Agora, partimos para os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Temos certeza de que esses quatro nomes irão representar bem o skate brasileiro em mais esse evento. Essas competições são muito importantes para a formação e preparação desses atletas”, destaca Tatiana Lobo, gerente de seleções da CBSk.

Virginia Fortes Aguas é skatista da seleção brasileira de skate e participou de toda a corrida classificatória para os Jogo Olímpicos de Tóquio. Kalani Konig integra a seleção júnior desde sua criação, em 2020. Giovana Moreira e Matheus Teixeira integraram a seleção júnior em 2020 e 2021.

+ Gui Khury fará sua estreia com a seleção brasileira júnior no X-Games de Chiba

Giovana Moreira representará o Brasil no skate de Rosario 2022
Giovana Moreira (Foto: Julio Detefon)

Cronograma

Nos Jogos da Juventude de Rosario 2022, além dos quatro atletas, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) será representada por Fábio Castilho, consultor técnico da seleção brasileira júnior de street. O grupo sairá do Rio de Janeiro, junto com a delegação brasileira, no dia 2 de maio.

Antes do embarque para os Jogos, os atletas serão reunidos em São Paulo entre os dias 26 de abril e 1º de maio para uma preparação específica para o Sul-Americano. O período de treinos contará com Fábio Castilho, Rogério Mancha (consultor técnico da Seleção Brasileira de Street Principal), Carlos Barreto (fisioterapeuta da seleção) e Julio Detefon (observador técnico da seleção).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em Rosário (ARG), o dia 4 de maio será destinado aos treinos oficiais. Nos dias 5 (quinta) e 6 (sexta) acontecem as classificatórias e as semifinais, respectivamente. As finais do evento serão realizadas no dia 7 (sábado).

Essa será apenas a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, após as edições em Lima (PER), em 2013, e Santiago (CHI), em 2017. O Brasil será representado por 230 atletas no evento que reunirá 15 países e um total de 26 modalidades.

Em 2021, o skate fez sua estreia nos Jogos Pan-Americanos Júnior com dois representantes. Pâmela Rosa e Lucas Rabelo conquistaram o ouro nas disputas realizadas no Skate Park Calida, em Cali, na Colômbia.

Mais em Rosario 2022