Siga o OTD

Atletismo

Brasil fecha atletismo em Rosário com 23 medalhas

Ronicleiton Santos beija sua medalha de ouro no lançamento de disco do atletismo. Rosário 2022 Time Brasil
Foto: William Lucas/COB

O atletismo do Brasil fechou o último dia de disputas do atletismo nos Jogos Sul-Americanos da Juventude com seis medalhas (três de ouro, uma de prata e duas de bronze), neste domingo (8), no Estádio Municipal Jorge Newbery de Rosário, Argentina. No total, após quatro dias de disputas, o atletismo do Brasil somou 23 medalhas (12 de ouro, 3 de prata e 8 de bronze).

Vanessa Sena dos Santos, que havia ganhado o salto em distância, conquistou mais uma medalha de ouro, desta vez nos 200 m – venceu a prova em 24.40 (1.1 m/s). O Brasil ainda teve dobradinha no pódio com a medalha de prata de Júlia Rocha Ribeiro (IPEC-PR), com 25.22. A equatoriana Nicola Cãnola Pluas ficou com o bronze (25.30).

“Essa competição foi muito importante para mim, fiquei muito feliz por ter conseguido conquistar dois ouros. Mas é melhorar cada vez mais e ir para cima porque tem muito mais por aí. O meu objetivo é melhorar e conseguir mais medalhas em outros campeonatos”, disse Vanessa. Aos 16 anos, ela disse que sonha no futuro, “em competir nos Jogos Olímpicos e com uma medalha no peito”.

Vanessa Sena corre na pista de atletismo de Rosário 2022. A brasileira veste um shorts e um top verdes da seleção de atletismo do Brasil. Ao fundo, outras duas atletas correndo.
Vanessa Sena nas eliminatórias dos 200m – Foto: William Lucas/COB

Julia Aparecida Rocha Ribeiro já havia conquistado ouro nos 400 m com marca que é índice para o Mundial Sub-20 de Cáli – fez uma prova perfeita e completou a distância em 55.11, seu recorde pessoal (55.20 é a marca fixada pela World Athletics).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Amanda Miranda da Silva venceu os 400 m com barreiras feminino, com 1:01.94, seguida pelas argentinas Renata Godoy (1:01.98) e Helen Bernard Stilling (1:093.12). “Não foi uma das minhas melhores provas por causa dos muitos erros técnicos, mas tive resiliência, não desisti e estou muito feliz com a medalha de ouro”, disse Amanda sobre a prova e o pódio em Rosário.

A outra medalha de ouro veio com Vinícius de Brito (Rio do Sul-SC) nos 400 m com barreiras que teve a companhia no pódio do venezuelano Josue Lara Mejias (44.42) e do equatoriano Andrey Pata Reasco (55.59).

+ Brasil bate Argentina e leva ouro no futsal em Rosario 2022

Mais uma medalha de ouro em Rosário veio com o revezamento 4×400 m misto. O Brasil teve Paulo Henrique Ferreira da Silva, Amanda Miranda da Silva, Julia Rocha Ribeiro e Vinícius Moura Galeno e o tempo de 3.33.45. O Equador ficou com a prata com 3.40.86 e a Argentina com o bronze com 3.42.38.

Um das medalhas de bronze do Brasil no último dia de disputas do atletismo veio no lançamento do martelo com Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa e a marca de 64,96 m. O ouro foi conquistado por Ernesto Barra, do Chile, com 71,56 m, e a prata com Juan Sebastián Rojas, da Colômbia, com 65,44 m.

O outro bronze foi ganho por Adrian Martins de Oliveira no arremesso do peso (15,61 m). O equatoriano Erick Quiñonez ficou com o ouro (17,31 m) e o chileno Ernesto Barra voltou ao pódio com a prata (16,24 m).

Mais em Atletismo