Siga o OTD

Rosario 2022

Brasil termina Rosário 2022 com 64 medalhas de ouro

O Time Brasil bateu o recorde de 61 ouros da última edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Em Rosário 2022, foram 147 pódios em 24 modalidades.

Revezamento 4x100m medley misto do Time Brasil com suas medalhas de ouro dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosário 2022
Atletas do revezamento 4x100m medley misto do Brasil em Rosário (Foto: Beto Noval/COB)

A nova geração do esporte brasileiro mostrou sua força dentro do continente. Assim como no Pan Júnior de Cali, em novembro de 2021, o Time Brasil terminou os Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosário 2022 no topo do quadro de medalhas. Com 64 ouros, o país superou a participação na última edição do evento, em Santiago 2017, quando subiu ao degrau mais alto do pódio 61 vezes. O Brasil liderou a competição durante os 12 dias de disputa e finalizou a campanha com um total de 147 medalhas (foram ainda 40 pratas e 43 bronzes).

Das 26 modalidades com representantes nacionais em Rosário, 24 subiram ao pódio. Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), todos os objetivos foram cumpridos na competição. Agora, muitos destes jovens atletas entram no radar da entidade e serão monitorados e apoiados em seu desenvolvimento esportivo.

+ Brasil fecha atletismo em Rosário com 23 medalhas

“Nós tivemos uma missão de muito sucesso. Conquistamos em Rosário mais medalhas de ouro do que na última edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, o que comprova a melhora qualitativa em nosso desempenho. Isso só demonstra que o trabalho em parceria com as confederações está surtindo efeito. Queremos intensificar essas ações para que as próximas gerações venham cada vez mais fortes”, analisou o chefe da Missão Brasileiro em Rosário e diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito.

Pâmela Santana e Natália Camprenger fizeram uma dobradinha nos 100m com barreiras (Foto: Beto Noval/COB)

O Time Brasil chegou aos Jogos com o objetivo de manter a hegemonia no continente sul-americano. A incógnita se dava em virtude dos efeitos da pandemia, já que muitas competições das categorias de base foram canceladas, assim como diversos treinamentos acabaram prejudicados.

“Diante desse cenário, havia uma dúvida sobre como seria nosso o desempenho esportivo. Mas, sem dúvida, foi um sucesso. Os atletas se dedicaram bastante e representaram muito bem o nosso país liderando o quadro de medalhas do início ao fim da competição. Nós conquistamos praticamente o dobro de medalhas de ouro comparado ao segundo colocado, o que demonstra que o Brasil segue forte e preparado para continuar com grandes resultados esportivos”, destacou Kenji. A Colômbia terminou os Jogos na segunda colocação com 35 ouros e um total de 93 medalhas. Já a Argentina teve 131 medalhas, mas 31 douradas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os Jogos Sul-americanos da Juventude Rosário 2022 proporcionaram ainda uma experiência marcante para um grupo de atletas brasileiros. Quase 50% da delegação nacional viajou internacionalmente pela primeira vez.

“O evento foi muito bem organizado e ofereceu uma experiência fantástica para esses jovens atletas. Grande parte deles nunca tinha participado de uma viagem internacional e um número ainda maior nunca esteve em uma missão organizada pelo COB. Então, participar de um evento multiesportivo dessa grandeza foi uma experiência fabulosa. É um processo de construção importante para que esses jovens continuem em um caminho de desenvolvimento esportivo e pessoal”, analisou Kenji.

Equipe de futsal do Brasil comemora o ouro em Rosário (Foto: Beto Noval/COB)

O COB buscou oferecer as melhores condições de estrutura para os atletas. Uma das principais ações em termos de logística foi o fretamento dos voos de ida e volta, já que não há trajetos diretos entre cidades brasileiras e Rosário. Na base do COB na Argentina, a delegação teve suporte da área médica, com fisioterapia e massoterapia, além de um psicólogo à disposição para apoio na preparação mental dos jovens atletas.

+ Brasil bate Argentina e leva ouro no futsal em Rosario 2022

Em Rosário, o Time Brasil foi representado por 230 atletas de até 18 anos em 26 modalidades: atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei sobre grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rugby, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.

Mais em Rosario 2022