Siga o OTD

Política

Categoria mais alta do Bolsa Atleta tem edital divulgado

Atletas gestantes e puérperas, surdos e auxiliares do esporte paralímpico foram incluídos pela primeira vez no edital do Atleta Pódio

Em partida de bocha paralímpica, calheiros auxiliam atletas
Calheiros da bocha estão incluídos entre os atletas que podem ser indicados ao benefício do Atleta Pódio (Foto: Ana Patrícia/CPB)

Estão abertas as indicações para o Atleta Pódio, categoria mais alta do Programa Bolsa Atleta. No edital divulgado nesta quinta-feira (28), atletas gestantes e puérperas, atletas surdos e guias, calheiros, pilotos e auxiliares do esporte paralímpico foram incluídos pela primeira vez. As vagas contemplam atletas que aparecem no top 20 do ranking mundial no cenário olímpico, paralímpico e surdolímpico.

As indicações para o Atleta Pódio estão disponíveis até o dia 20 de fevereiro, através do link https://www.gov.br/esporte/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-atleta/inscricoes. O edital traz todos os procedimentos necessários para indicação dos atletas, assim como a lista com os documentos comprobatórios. A lista de contemplados têm até o dia 26 de abril para sua divulgação.

A inscrição do atleta candidato à categoria Pódio deve ter efetivação por meio do Sistema Bolsa Atleta em até 15 dias, contando da data de notificação de aprovação pelo grupo de trabalho (GT). Além disso, a bolsa vai contemplar atletas do ciclo 2020-2024 das Olimpíadas e Paralimpíadas de Verão, no ciclo 2022-2026 das Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno. Entram também o ciclo 2021-2025 das Surdolimpíadas de Verão e no ciclo 2020-2024 das Surdolimpíadas de Inverno.

“A previsão é que com este edital e o edital do Bolsa Atleta em janeiro, o Ministério do Esporte contemple mais de 10 mil atletas, reiterando o esforço incansável do Governo Federal para fortalecer o esporte brasileiro”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta teve sua criação em 2005. O objetivo da iniciativa é patrocinar esportistas de alto rendimento, que tenham bons resultados em competições nacionais e internacionais. Após quase 10 anos, está entre um dos maiores programas do mundo de patrocínio direto. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Dessa forma, o programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições. Desde 2012, com a Lei 12.395/11, ficou permitido que o candidato tenha outros patrocínios. Assim, propiciou que atletas consagrados possam ter a bolsa e também contar com mais uma fonte de recurso para suas atividades. 

*Com informações do Ministério do Esporte

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Política