Siga o OTD

Esgrima

Holanda vence Brasil por pouco na Copa do Mundo de florete

Guilherme Toldo tem bom desempenho, mas Brasil termina em 18º. EUA vence Rússia na final.

Equipe de esgrima do Brasil liderada por Guilherme Toldo disputa Copa do Mundo de Florete no Cairo
(Divulgação / Confederação Brasileira de Esgrima - CBE)

A equipe de esgrima do florete masculino do Brasil fez um confronto acirrado contra a Holanda na Copa do Mundo de florete em Cairo neste domingo (27), mas caiu por 45 a 43. Guilherme Toldo foi o principal esgrimista do confronto, marcando 23 toques. Paulo Morais e Pierre Souza completaram o time e Lorenzo Mion foi o reserva. O Brasil terminou em 18º lugar. 

A prova foi marcada por um protesto por parte do time ucraniano que se recusou a enfrentar o time russo pelas oitavas de final. Principal seleção do mundo no florete, os Estados Unidos sagraram-se campeões vencendo a Rússia por 45 a 34.

+ Copa do Mundo de espada é interrompida na Rússia

A Itália levou o bronze após vencer a Coreia do Sul por 45 a 29. Campeões olímpicos no florete, os franceses foram surpreendidos pelos asiáticos nas quartas e terminaram em quinto.

A próxima Copa do Mundo de esgrima acontecerá em Atenas, para o sabre feminino, entre 4 e 6 de março. No mesmo período acontece o Grand Prix de Budapeste, na Hungria, em que são apenas disputadas competições individuais tanto no masculino quanto no feminino.

Como foi Brasil x Holanda

O holandês Daniel Giacon abriu 5 a 2 diante de Paulo Morais. A experiência de Guilherme Toldo foi fundamental para virar o marcador em favor do Brasil. Com 8 a 2 diante de Teun Jans Kohneke, ele entregou para Pierre Souza com 10 a 7 na frente. Daí novamente o placar pendeu para o lado laranja. Elisha Yuno também marcou 8 a 2 contra Pierre Souza e a primeira parte do confronto terminou com vantagem holandesa de 15 a 12.

Um confronto acirrado entre Paulo Morais e Jans Kohneke (5 a 4) diminui o marcador para o Brasil (19 a 17), mas numa disputa também apertada Daniel Giacon ampliou a vantagem contra Pierre Souza (6 a 5 e 25 a 22 no geral).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais uma vez Guilherme Toldo, 18º melhor do mundo no ranking individual de florete, foi fundamental para colocar o Brasil na frente. Com 8 toques contra apenas 1 de Elisha Yuno, o Brasil passou a frente, com 30 a 26. Em seguida Jans Kohneke marcou 8 pontos contra 4 de Pierre Souza, empatando o confronto entre 34 a 34. Elisha Yuno e Paulo Morais fizeram um jogo acirrado e ao fim de três minutos, a Holanda estava na frente, com 39 a 38.

Ao film, Daniel Giacon e Guilherme Toldo se enfrentaram, mas o gaúcho, que tem o melhor ranking individual na Federação Internacional de Esgrima (FEI) entre todos brasileiros, não repetiu o amplo domínio visto nos confrontos anteriores e o holandês conseguiu fechar o confronto em 45 a 43. 

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Esgrima