Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo cai na estreia e russos fazem final no Egito

Anton Borodachev vence campeão mundial rumo ao surpreendente título no Cairo

Guilherme Toldo cai na estreia da Copa do Mundo de Florete em Cairo
Divulgação/FIE

O brasileiro Guilherme Toldo foi eliminado ainda na sua estreia na Copa do Mundo de florete masculino de esgrima, disputado neste sábado (26) no Cairo, capital do Egito, e terminou em 37º lugar no seu segundo torneio de 2022. Número 18 do mundo, o gaúcho perdeu para o francês Tyvan Bibard, apenas 72º do ranking, por 15/11.

Toldo era o cabeça 12 e entrou diretamente na fase final. Além dele, outros quatro brasileiros disputaram a fase de poules na sexta-feira (25), mas não tiveram bons resultados. Lorenzo Mion e Pierre Souza venceram um jogo e terminaram em 158º lugar. Já Paulo Morais e Rafael Tomino também empataram em 169º após perder todos seus confrontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Guilherme Toldo não foi o único favorito que caiu cedo. Vladislav Mylnikov (43º do mundo) e Anton Borodachev (20º) surpreenderam os atuais campeões olímpicos e mundiais de florete, respectivamente, para fazer uma final 100% russa, amplamente dominada por Borodachev por 15/6 para levar o ouro. Ambos fizeram parte da equipe russa que levou prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mylkinov derrotou dois medalhistas olímpicos na campanha: na segunda rodada, ele superou Ka Long Cheung, de Hong Kong, 2º melhor do ranking e ouro em Tóquio 2020, por 15/12, e nas quartas passou pelo tcheco Alexander Choupenitch (11º), bronze no Japão, por apertados 15/14. Na semifinal, ele venceu o japonês Shikine Takahiro, quarto colocado nos Jogos Olímpicos, por 15/9.

Já Borodachev passou pelo francês Enzo Lefort, atual campeão mundial (2019) e medalhista de ouro por equipes em Tóquio. Na semifinal ele passou por pelo italiano Davide Filippi, 147º melhor do ranking da Federação Internacional de Esgrima, que fez uma campanha surpreendente rumo à medalha de bronze.

Floretistas brasileiros retornam às pistas no Cairo para torneio de equipes da Copa do Mundo de Florete (foto: divulgação/FIE)

Mion, Morais, Souza e Toldo voltam para a disputa por equipes. O Brasil é o 15º melhor time do mundo e entra como cabeça 13 ou 14. O time ucraniano estava inscrito mas não deverá participar do evento. O sorteio ainda não aconteceu, mas o Brasil deve estrear contra Holanda, Cingapura ou Áustria.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Esgrima