Siga o OTD

Tóquio 2020

Sem Erlon de Souza, canoagem velocidade define os atletas que vão a Tóquio

Sem Erlon, cortado por lesão, Brasil terá Isaquias Queiroz, Jacky Godmann e Vagner Souta em Tóquio 2020

Isaquias Queiroz - Jacky Godmann - Erlon de Souza - Vagner Souta - Tóquio 2020 - Canoagem Velocidade - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
(Fábio Canhete/Arquivo Canoagem Brasileira)

A CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) divulgou, nesta sexta-feira (02), a definição dos atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 pela canoagem velocidade. A canoa do Brasil conta com duas cotas e os representantes serão Isaquias Queiroz e Jacky Godmann, que substituirá Erlon de Souza que está lesionado e não foi liberado pela equipe médica para ir ao Japão. Por fim, no caiaque, o representante do país será Vagner Souta.

“Estamos muito ansiosos pelos Jogos Olímpicos, bem focados. O nosso objetivo é conquistar medalhas. Vamos batalhar para fazer uma boa competição, quero fazer uma ótima prova e buscar uma medalha dourada, estamos fazendo um bom treinamento para ter boas condições da equipe”, destacou Isaquias.

+Alison dos Santos faz melhor marca da carreira e é prata na Diamond League

Isaquias Queiroz, inclusive, disputará duas provas: C1 1000 metros e o C2 1000 metros, ao lado de Jacky Godmann. Eles competiram em maio na 1ª Etapa da Copa do Mundo de canoagem velocidade em Szeged, na Hungria, onde ganharam uma medalha de bronze.

Nascido em Ubaitaba, na Bahia, mesma cidade de Isaquias, Jacky Godmann têm 22 anos de idade e está na Equipe Nacional Permanente há três anos. Além disso, ele vem de uma família de canoístas: sua tia é Valdenice Conceição, medalhista pan-americana em Toronto 2015 e atleta olímpica do Jogos Olímpicos Rio 2016. E seu tio Vilson Conceição do Nascimento que foi medalhista de Prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 pelo C2 1000 metros. 

“Espero representar bem, trazer os melhores resultados para o Brasil. Acho que o mais importante é isso, fazer uma boa prova, pensar primeiro na semifinal, depois pensar na final e daí brigar por uma medalha”, disse.

Vagner Souta disputa 2ª Olimpíada

Vagner Souta
Vagner Souta é medalhista pan-americano (Roberto Peixoto/Arquivo Canoagem Brasileira)

No K1 Masculino 1000m, o classificado é Vagner Souta. Esta será a segunda vez que ele participa de uma edição de Jogos Olímpicos. Na Rio 2016, ele ficou em 13º lugar no K4 1000 metros. Nascido em Cascavel no Paraná, Vagner obteve a medalha de bronze em Lima-2019 na mesma categoria que vai disputar em Tóquio. Já em Toronto 2015 vieram duas medalhas: uma prata no K4 1000 metros e um bronze no K2 1000 metros. Além disso, ele embarcou nesta semana para a Espanha onde fará a última fase de treinamentos antes de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É um significado muito grande na minha carreira ir mais uma vez para os Jogos Olímpicos. Estou muito contente, tenho trabalhado bastante, me preparando para esse momento. Eu estou bem confiante, quero trazer bons frutos com o nosso desempenho. E quero representar bem a Canoagem Brasileira”.

Erlon de Souza não irá a Tóquio

O atleta Erlon de Souza, medalhista olímpico ao lado de Isaquias Queiroz nos Jogos Olímpicos Rio 2016, não estará em Tóquio. A decisão veio depois de um parecer da equipe médica do Comitê Olímpico do Brasil. O canoísta está tratando de uma lesão e não estará apto para participar do evento em agosto. 

“Erlon iniciou um quadro de dor no quadril esquerdo em março de 2020. Na ocasião, o atleta realizou exames de ressonância magnética, que indicaram a diminuição na vascularização no fêmur, acarretando lesão no quadril. Depois do diagnóstico, foi iniciado, então, o tratamento fisioterápico e medicação com anti-inflamatórios, entre outros. Após diversas tentativas, a orientação médica passou a ser a intervenção cirúrgica para sanar o problema e possibilitar a sua continuidade na carreira esportiva”, explicou a Dra. Ana Carolina Corte, Coordenadora Médica do COB.

Atletas definidos na canoagem slalom

Por fim, na canoagem slalom, o Brasil tem os atletas selecionados: no K1 masculino será Pedro Gonçalves, e no C1 feminino, Ana Sátila, que também disputará a prova do K1.

Mais em Tóquio 2020