Siga o OTD

Atletismo

Renan Gallina se destaca no início do Brasileiro Sub-20

No Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade paranaense de Cascavel, o velocista quebrou duas vezes o recorde do evento nos 100 m; No feminino vitória de Tainara Mess

Troféu Brasil de Atletismo ao vivo
(Tiago Soares/CBAt)

Renan Gallina (AA Maringá-PR) confirmou na tarde desta sexta-feira (7) a sua ótima fase na carreira e conquistou a medalha de ouro na prova dos 100 m, quebrando duas vezes o recorde do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, que será disputado até domingo (9), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná. Os campeões garantem qualificação para o Sul-Americano de Bogotá, na Colômbia, marcado para o período de 19 a 21 de maio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Período da manhã

Primeiramente, no período da manhã, as gêmeas Helena e Ana Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR), juntamente com a gaúcha Luísa Monteiro de Almeida (Sogipa-RS) formaram o primeiro pódio, nos 3.000 m, da competição.
+ Brasil vence Canadá no Desafio Internacional de vôlei sentado
+ Flamengo vence o Atlético-MG pelo Brasileiro Sub-20
+ Martine e Kahena assumem a ponta do Troféu Princesa Sofía
+ Quatro atletas se destacam no final da Copa Brasil de Paraesgrima
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, Samuel Costa Santana (ECPG-SP) foi o primeiro campeão masculino, nos 3.000 m, com sua melhor marca pessoal – 8min42s68. Logo depois, Bruno Diego do Prado (Orcampi-SP) conquistou a medalha de prata com 8min44s06 e João Breno de Moraes Almeida (APADA-MT), a de bronze com 8min46s12.

Mais tarde, o público que foi ao estádio presenciou o ótimo desempenho de Renan, de 19 anos, que venceu a semifinal com o tempo de 10s19 (1.5) e depois ganhou ouro na final, com 10s23 (0.6). As duas marcas superaram o recorde anterior, de 10s30, que pertencia desde 2019 a Erik Cardoso. Na semifinal, o velocista paranaense ficou a apenas um centésimo de segundo do recorde brasileiro e sul-americano sub-20, que é de Paulo André Camilo de Oliveira, com 10s18, desde 2017.

Fala de Renan

“Estou muito surpreso pelos resultados porque esta é apenas a minha segunda prova no ano – corri antes o Estadual do Paraná, aqui mesmo em Cascavel. Mas me senti confiante, estava bem e a corrida saiu naturalmente”, comentou Renan, eleito o atleta revelação de 2022 no Prêmio Melhor do Ano do Atletismo, que está qualificado para os 200 m do Mundial Adulto de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto.

O atleta treinado por Sandra Regina Crul ainda vai disputar os 200 m em Cascavel. “Não coloco meta, gosto da naturalidade. No Estadual fiz 20s38, mas também será a minha segunda corrida do ano”, lembrou. Desde o ano passado, quando fez resultados relevantes, passou a treinar com mais intensidade e fez uma base forte, com treinos no Natal e Ano Novo. “Sinto uma pressão boa e tento transformar a emoção em força para a prova. Tenho treinado muito e acho que minha saída de bloco melhorou. E também consigo fazer melhor a estratégia de corrida”, completou o atleta que teve o apoio do pai Edivaldo, que é chef de cozinha, profissional da área de gastronomia, em Maringá.

Na final, Matheus Aparecido de Barros (AA Paranavaí-PR), destaque do salto em distância, ganhou a medalha de prata, com 10s53 (recorde pessoal), seguido de Lucas Gabriel Fernandes Antunes (UCA-SC), com 10s53.

Disputa no feminino

Por outro lado, nos 100 m feminino, Tainara Mess (AATI-SC) conquistou o bicampeonato brasileiro na prova. Ela completou a final em 11s72 (0.2). Aos 18 anos, treina com Cleison Ariel Back, em Santa Catarina. “Essa vitória foi um alívio. Estou muito feliz porque voltei para o heptatlo e tinha deixado os treinos específicos para os 100 m um pouco de lado. Nossa, que feliz! Esse resultado aumenta a minha confiança para o heptatlo”, comentou a velocista, que foi campeã brasileira sub-18 no heptatlo em 2021. “No cenário mundial, a disputa dos 100 m é muito dura. Eu faço bem várias provas, como os saltos em distância e em altura e as barreiras”.

Suellen Vitória Silva de Sant’Anna (Associação Fortes e Velozes-RJ) levou a prata, com 11s90, seguida de Vanessa Sena dos Santos (A.D. Centro Olímpico), com 11s91.

Nos 400 m com barreiras, Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP) confirmou seu favoritismo. Aos 19 anos, a atleta que conseguiu o recorde pessoal na semifinal dos 400 m na semifinal (55s04), treina com Geneciano Pereira. Camille ganhou o ouro, com 58s62. “Foi uma boa prova, fiz o esperado em função dos treinamentos que estamos fazendo. Estava focada para o Brasileiro e fiquei satisfeita com a marca, mesmo sabendo que posso melhorar”, disse a corredora, que foca agora a disputa do Sul-Americano e quer bater os recordes de Tiffani Marinho, nos 400 m (52s85) e de Chayenne Pereira, nos 400 m com barreiras (56s72).

Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) foi a vice-campeã, com 59s82, enquanto Maria Eduarda Lourenço Chagas (Corville-SC) terminou em terceiro lugar, com 1min03s36.

Outros campeões do Brasileiro Sub-20

Além disso, na prova masculina dos 400 m com barreiras, o campeão foi Vinícius de Brito (ACARISUL-SC), com a marca de 53s01, recorde pessoal. Samuel Vinícius dos Santos (ABDA-SP) ficou com a prata (53s23) e João Victor Alves (Clube Espéria-SP), em terceiro (54s18).

Vinícius de Brito, de 17 anos, treina com Jefferson Bagatolli, em Rio do Sul. “Eu estava bem confiante, vinha de bons treinos, de Estaduais e festivais. Estou feliz, mas sei que a gente pode mais”, afirmou o atleta, qualificado para disputar o Brasileiro Escolar, em agosto, no Rio de Janeiro.

Outros campeões da tarde desta sexta-feira foram Agnys Eduarda Ribeiro dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR), com 49s84, no martelo feminino; Henrique dos Santos Guse (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) no martelo masculino, com 63,22 m; e Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM), nos 10.000 m feminino de marcha atlética (48min25s87).

A abertura oficial da competição foi feita pelo vice-prefeito Renato Silva e o presidente da Fundação Municipal de Esporte de Cascavel (FMEC) Edson Queiroz, dizendo que a cidade é engajada no esporte e o evento é “um exemplo para as crianças”. O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos agradeceu a parceria inédita com o município, que está fornecendo 1.800 refeições diárias para os atletas e treinadores dos 128 clubes participantes.

(Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo