Siga o OTD

Paris 2024

WA divulga formato do revezamento da marcha atlética em Paris 2024

WA anuncia formato do revezamento misto da marcha atlética em Paris 2024, que terá mesma distância da maratona

revezamento misto da marcha atlética em paris 2024
(Foto: Reprodução/World Athletics)

A World Athletics, a federação internacional de atletismo, anunciou neste sábado (08) o formato da prova do revezamento misto da marcha atlética que estreará nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Ficou definido que a distância da prova será de 42,195km, divididos em quatro pernas, e que a disputa terá 25 equipes, sendo que cada uma delas contará com um homem e uma mulher, que vão se intercalar ao longo do percurso.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Cada atleta fará duas pernas do revezamento, que terá pouco mais de 10km cada um. Dessa forma, cada marchador percorrerá cerca de 21km na prova. A World Athletics também já definiu a formação dos atletas na prova: obrigatoriamente o homem deverá começar a corrida e fazer a terceira parte, enquanto a mulher vai disputar a segunda perna e fechar a prova.
+ Pinheiros bate Osasco no primeiro jogo das quartas da Superliga
+ Brasil vai à final do Pan sub-17 de polo aquático masculino
+ Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança do Troféu Princesa Sofía
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estamos entusiasmados por ter outro revezamento misto no programa olímpico para mostrar as habilidades de nossos atletas femininos e masculinos em um evento. Este formato foi pensado para ser inovador, dinâmico e imprevisível. Acreditamos que será facilmente compreendid o pelos fãs, apresentará uma competição emocionante e, mais importante, garantirá a igualdade total de gênero em todo o programa olímpico de atletismo pela primeira vez”, disse Jon Ridgeon, CEO da World Athletics.

Distância olímpica

Inicialmente, a entidade havia anunciado que esta prova mista da marcha atlética teria a distância de 35km, mas sem informar o formato exato. Um sistema qualificatório olímpico, inclusive, foi publicado seguindo esse número. No entanto, a federação optou por modificar essa marca e escolheu a distância de 42,195km, a mesma da maratona, pensando na popularidade do número como forma de remeter à tradição olímpica.

Em Paris 2024, o revezamento misto, por outro lado, terá o mesmo percurso das provas individuais da marcha atlética (20km), aos pés da Torre Eiffel. A World Athletics prevê a duração de três horas para a finalização da prova. A marcha atlética mista na Olimpíada de Paris acontecerá em 7 de agosto de 2024, às 02h30 (horário de Brasília, 07h30 no horário local). As provas individuais estão programadas para ocorrer seis dias antes, em 1º de agosto.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024