Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence Canadá no Desafio Internacional de vôlei sentado

A equipe brasileira derrotou as canadenses pelo placar de 3 a 0

Brasil x Canadá Vôlei Sentado Paralimpíada Todo Dia
(Ale Cabral/CPB)

A Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado derrotou o Canadá por 3 a 0 (25 a 22, 29 a 27 e 25 a 22) na tarde desta sexta-feira (7), pelo Desafio Internacional realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O jogo amistoso contou com a transmissão do canal SporTV 3.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A partida marcou a reedição da final do último Mundial da modalidade, disputado em Sarajevo, Bósnia, em novembro passado. Naquela ocasião, as brasileiras levaram a melhor e derrotaram as rivais.
+ Flamengo vence o Atlético-MG pelo Brasileiro Sub-20
+ Brasil perde para o Canadá e fica com o vice da Copa Panam
+ Martine e Kahena assumem a ponta do Troféu Princesa Sofía
+ Quatro atletas se destacam no final da Copa Brasil de Paraesgrima
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasil e Canadá também se enfrentaram na decisão pelo bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, oportunidade em que as brasileiras também venceram as canadenses, mas por 3 a 1 (25 a 15, 24 a 26, 26 a 24 e 25 a 14).

Análise de Fernando Guimarães e Janaína Petit

“A gente fica um pouco tensa, jogar dentro do nosso país. Mas fomos devagarzinho soltando o nosso jogo e conseguimos vencer. Precisamos minimizar os erros para não cometer nas próximas competições. Além isso, esses amistosos têm sido importante para dar oportunidades para outras meninas jogarem e para o técnico [Fernando Guimarães] treinar outras formações com a gente”, analisou Janaína Petit, ao término da partida.

“Jogar contra o Canadá sempre é bom. Algumas meninas entraram bem. A Pâmela, quando entra [em quadra], no saque, a gente sabe o que vai fazer. A Ágata teve boa atuação. Já a Gisele como levantadora também foi bem. O jogo foi muito apertado, mas o caminho é esse, temos um caminho legal até os Jogos de Paris 2024”, apontou o técnico Fernando Guimarães.

O amistoso foi o terceiro entre as duas Seleções nesta semana. Ambas equipes têm treinado juntas, também no CT Paralímpico, desde o último domingo (2), e realizado jogos-treinos no período. Na última quinta-feira, 6, o Brasil superou o Canadá por 3 a 1 (21 a 25, 25 a 13, 25 a 15 e 25 a 21). Já na quarta-feira (5), as canadenses levaram a melhor e venceram o jogo-treino por 3 a 2.

Início da partida

O primeiro set começou bastante equilibrado, com as equipes se alternando nos pontos. Porém, aos poucos, as brasileiras conseguiram acertar alguns bons saques e abiram vantagem no marador: 9 a 5.

Na metade do set, as canadenses se aproveitaram de erros no ataque das donas da casa e voltaram a equilibrar o placar. Mas a Seleção Brasileira retomou o controle do jogo após o 15º ponto e venceu por 25 a 22.

Segundo e terceiro sets

Logo depois, o equilíbrio continuou sendo a tônica do segundo set. As canadenses, no entanto, emplacaram uma série de cinco pontos seguidos e abriram 11 a 5 no placar ainda no início do confronto. As brasileiras reagiram em quadra com a melhora no bloqueio e nos rápidos contra-ataques quando igualaram em 15 a 15.

No final, o Canadá voltou a dominar as ações da partida, mas o Brasil demonstrou novamente poder de reação, voltou a acertar bons saques e finalizou em 29 a 27, fazendo 2 a 0. 

As brasileiras ficaram à frente do marcador desde os primeiros pontos do terceiro set. Com a vantagem, conseguiram administrar o jogo e, mesmo com alguns bons momentos das canadenses na etapa, finalizaram a partida em 25 a 22. 

O amistoso também fez parte da preparação das duas equipes para disputar o Pan-Americano Zonal Championship, torneio que acontecerá de 9 a 13 de maio, na cidade de Edmonton, no Canadá. Esta será a principal competição de vôlei sentado das Américas no ano e contará com a participação de cinco seleções femininas e seis masculinas.

Assim, a seleção brasileira feminina de vôlei sentado, por ter conquistado o inédito título de campeã mundial no ano passado, na Bósnia, já tem vaga assegurada nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

(Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia