Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena assumem a ponta do Troféu Princesa Sofía

Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança do Princesa Sofia e abrem 11 pontos de vantagem

Martine Grael e Kahena Kunze enquanto disputam o Troféu Princesa Sofia de vela Martine e Kahena
(Foto: Sailing Energy)

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze assumiram a liderança da classe 49erFX do Troféu Princesa Sofia, tradicional competição de vela disputada em Mallorca, na Espanha. Seguindo a escalada dos últimos dias, as brasileiras venceram uma regata nesta sexta-feira (07) e ficaram em 10º e em 7º nas outras duas. Assim, acumularam 59 pontos perdidos, 11 a mais do que as vice-líderes Maria Branz/Cecilia Carranza, da Argentina. Resta apenas a regata da medalha para a definição das vencedoras.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Martine e Kahena iniciaram o dia na segunda colocação, com três pontos a mais do que as holandesas Odile van Aanholt/Annette Duetz, líderes até então. As brasileiras assumiram a ponta logo na primeira regata da flotilha de ouro do dia, após ficarem em décimo lugar e verem as adversárias terminarem em 15º. A vantagem aumentou em seguida, quando as bicampeãs olímpicas venceram a segunda regata e as holandesas terminaram em 23º (pontuação descartada).
+ Victoria Vizeu termina no top-20 do Mundial Júnior de esgrima
+ Praia Clube vence e sai na frente nas quartas da Superliga
+ Franca vence mais uma e chega a 31 vitórias no NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já na última regata do dia, Aanholt e Duetz conseguiram “diminuir o estrago” e terminaram em terceiro lugar. As atuais campeãs mundiais chegaram a um acumulado de 72 pontos perdidos considerando as 12 regatas já disputadas e caíram para o terceiro lugar na classificação geral. Martine e Kahena ficaram na sétima colocação nesta regata e acumularam 59 pontos perdidos, 13 a menos do que as rivais.

Briga pelo título

Quem agora aparece na segunda colocação é a dupla argentina formada por Maria Sol Branz e Cecilia Carranza Saroli, que saltaram duas posições na classificação geral após serem constantes nesta sexta-feira. Elas marcaram um 4º, um 6º e um 7º lugares para somarem 70 pontos perdidos, 11 a mais do que as brasileiras.

De acordo com o cronograma da organização, somente a regata da medalha acontecerá neste sábado (08). Apenas as dez melhores duplas da classificação participam dessa corrida final, que tem pontuação dobrada. Dessa forma, bastará a Martine e Kahena terminarem em 6º lugar para serem campeãs da competição.

Outros brasileiros

Além de Martine/Kahena, o Brasil conta com outros 13 representantes na 52ª edição do Troféu Princesa Sofia de vela. No entanto, nenhum deles luta por medalhas. O melhor colocado dentre eles é Bruno Lobo, da Fórmula Kite, fechando o dia em 11º lugar.

Na 470, Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel estão em 25º, uma colocação à frente de Henrique Haddad e Isabel Swan. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan figuram em 37º e Juliana Duque e Rafael Martins, em 48º. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Simões fecharam na 47ª posição. Na Nacra 17, João Siemsen e Marina Arndt ficaram em 27º.

Na IQFoil, Mateus Isaac teve um dia para esquecer e despencou para a 65ª colocação. No feminino da mesma classe, os resultados da sexta-feira ainda não haviam sido divulgados até as 17h30 (Brasília). Giovanna Prada entrou no dia com a 58ª colocação e Bruna Martinelli era a 71ª. Na Laser feminina, a ICLA 6, Gabriella Kidd ficou com a 75ª colocação e, na masculina, a ICLA 7, Pedro Madureira completou em 136º.




Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela