Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quatro atletas se destacam no final da Copa Brasil de Paraesgrima

Jovane Guissone (espada B), Lenilson de Oliveira (florete A), Alex Sandro Souza (sabre A) e Rayssa Veras (florete A) faturam medalhas de ouro

O Brasil não conseguiu bons resultados por equipes na etapa de Varsóvia na Copa do Mundo de paraesgrima (Rosele Sanchotene/CPB)
(Rosele Sanchotene/CPB)

Chegou ao fim nesta sexta-feira (7) a Copa Brasil de Paraesgrima. A competição, que valeu preciosos pontos no ranking nacional da modalidade, foi disputada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Importante preparação para alguns atletas visando aos Jogos de Paris 2024, nos quais o Brasil aspira fazer bonito mais uma vez.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Neste segundo e último dia de Copa Brasil, foram consagrados mais quatro campeões, nos dois naipes, em suas respectivas armas: Jovane Guissone (espada masculino B), Lenison de Oliveira (florete masculino A), Alex Sandro Souza (sabre masculino A) e Rayssa Veras (florete feminino A). Jovane, grande ídolo da paraesgrima brasileira, foi o maior vencedor desta Copa Brasil, com dois títulos.
+ Brasil perde para o Canadá e fica com o vice da Copa Panam
+ Martine e Kahena assumem a ponta do Troféu Princesa Sofía
+ Marcelo Demoliner vai à semifinal do ATP 250 de Marrakech
+ Victoria Vizeu fica em 20º lugar na espada do Mundial Júnior
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Espada masculino B

Campeão do florete B no primeiro dia de competição, Jovane Guissone faturou mais um ouro nesta sexta-feira (7), na espada masculino B. No jogo final, que garantiu mais uma medalha dourada para sua vasta coleção (da qual fazem parte duas paralímpicas, de ouro e prata), Jovane derrotou seu companheiro de clube na ADFP-PR, Rodrigo Massarutt, por 15 a 5, mantendo sua hegemonia e uma invencibilidade de 14 anos nas pistas brasileiras.

“Tenho muitos anos de treinamento. Até treinando sou competitivo. Poder representar meu país, viajar, conhecer pessoas e lugares… Estou feliz por poder manter minha posição no ranking mundial. Fiz grandes amizades na esgrima, Sandro Colaço, Damasceno e todos os outros integrantes da nossa equipe”, disse Jovane, que dividiu a entrevista com Sandro Colaço, campeão da espada A na véspera: “É uma honra dividir um lugar na equipe com o Jovane. Além de um grande amigo, ele é um ídolo e um exemplo para todos nós”, afirmou Sandro.

Florete masculino A

A decisão do florete masculino A colocou frente a frente Lenilson de Oliveira, do Paulistano-SP, e Kevin Damasceno, do Grêmio Náutico União-RS. Num jogo franco, com ambos buscando o ataque (Kevin recebeu dois cartões vermelhos), Lenilson abriu distância no placar e venceu por 15 a 6, garantindo o título.

“Batalhei bastante, meus combates foram muito acirrados, mas consegui minha primeira medalha de ouro nesta Copa Brasil. Jogar no exterior, onde estive recentemente, é muito importante, pois representa um enorme ganho de experiência”, disse Lenilson.

Sabre masculino A

O título do sabre masculino A ficou com Alex Sandro Souza, atleta do Paulistano-SP. Na decisão, ele derrotou Sandro Colaço (que fora campeão com a espada A na véspera), da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná pelo placar de 15 a 3, num jogo em que largou bem e soube administrar sua vantagem.

“Senti alguma dor no braço, pois joguei espada no primeiro dia, uma arma pesada. O sabre é muito rápido. Cheguei agora de uma competição internacional, onde soltei meu jogo. O Sandro, meu adversário nesta final, também estava com uma lesão, por isso não conseguiu render tão bem. Mas eu estava bem preparado”, disse Alex Sandro após a decisão.

Florete feminino A

Por outro lado, Rayssa Veras, do Paulistano-SP, foi a campeã no florete feminino A. Para conquistar o ouro, ela superou na final Mônica Santos, do Grêmio Náutico União-RS (campeã da espada B no dia anterior) por 15 a 4.

“Estava cansada, pois fiquei doente esta semana. Mas fiz o que podia fazer e venci. Minha meta é ir a Paris, e acho que na espada isso é mais possível”, disse Rayssa, respondendo também se o fato de usar óculos fora das pistas a prejudica de alguma forma durante os jogos: “Uso óculos, contudo nas pistas me valho muito da memória muscular. É condicionamento. Os movimentos são planejados, isso é fruto de treinamento de visualização”, explicou.

(Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia