Siga o OTD

Vôlei de Praia

Com dupla Campeã Mundial, relembre ano do vôlei de praia

Divulgação

2017 foi um ano de ouro para o vôlei de praia brasileiro. Relembre os melhores momentos da modalidade na temporada!

Circuito Brasileiro Challanger; Major de vôlei de praia em Porec, na Croácia; Mundial Sub-21 de vôlei de praia; Superpraia; Presidents Cup; Campeonato Mundial Militar de Vôlei de Praia; entre outros. Foram muitos torneios, etapas e circuitos da modalidade em 2017, e o Olimpíada Todo Dia relembrou os principais nomes e circuitos do ano. Confira!

Mundial de vôlei de praia

No feminino, um pódio para o Brasil: Larissa e Talita conquistaram a medalha de bronze ao bater as canadenses Pavan e Humana-Paredes na disputa pelo terceiro lugar.

Já no masculino, a dupla brasileira formada por André Stein e Evandro Júnior sagrou-se campeã, ao vencer os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst.

Circuito Mundial

A temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia começou também em fevereiro. A primeira etapa aconteceu em Fort Lauderdale, na costa leste dos Estados Unidos, e viu Álvaro e Saymon conquistarem o título do Major Series. A medalha de prata ficou com Evandro e André. No feminino, outra dobradinha brasileira: Larissa e Talita conquistaram o título, e Ágatha e Duda a prata.

Na etapa de Xiamen do Circuito Mundial, jogando ao lado de Fernanda Beti, Bárbara Seixas conquistou o primeiro título desde o fim da parceria com Ágatha, com quem foi medalha de prata na Rio 2016. As outras duplas brasileiras que participaram da etapa chinesa foram eliminadas ainda no início das disputas.

A etapa brasileira aconteceu em maio, no Rio de Janeiro. Nesta fase, Ágatha e Duda conquistaram o primeiro título internacional da parceria. Alison e Bruno também foram campeões no Rio, sem perder nenhum set.

Em Moscou, Ágatha e Duda conquistaram o bronze na decisão do terceiro lugar, ao superarem as alemãs Bieneck e Schneider. As compatriotas Larissa e Talita ficaram com o ouro da etapa russa.

Juliana e Carol Horta foram campeãs da etapa de Mônaco do Circuito Mundial de vôlei de praia. A competição aconteceu de forma paralela à etapa de Haia, na Holanda, que acabou com título da dupla brasileira Maria Elisa e Carol Solberg.

A etapa de Gstaad teve a prata de Larissa e Talita e o bronze de Álvaro Filho e Saymon. Já na etapa da Polônia, em em Olsztyn, Ágatha e Duda conquistaram o bronze. Larissa e Talita ficaram com o título.

A última etapa aconteceu em Hamburgo, na Alemanha. Na decisão masculina, Evandro e André ficaram com a prata. Ágatha e Duda perderam a decisão e também conquistaram a prata. Já Larissa e Talita conquistaram a medalha de bronze ao bater as canadenses Pavan e Humana-Paredes.

Ao final das disputas, as duplas brasileiras Larissa e Talita, e Evandro e André Stein foram confirmadas como as campeãs da temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia.

Circuito Sul-Americano

A abertura do Circuito Sul-Americano contou com dois ouros, uma prata e um bronze. Jô e Vitor Felipe, e Ana Patrícia e Rebecca conquistaram o título. Tainá e Victoria ficaram com o segundo lugar, e Arthur Lanci e George no terceiro.

Na etapa peruana, o Brasil também subiu ao pódio. Lili e Josi ficaram com o ouro, enquanto Oscar e Hevaldo levaram o bronze na disputa da segunda parada. Na Argentina, mais conquistas: desta vez, Oscar e Hevaldo conquistaram o título da etapa ao superarem os chilenos Marco e Esteban Grimalt. No feminino, Val e Ângela levaram a medalha de bronze ao superarem time do Paraguai.

Na Venezuela, a quarta etapa do Circuito chegou ao fim sem pódio para os brasileiros. Bernat e Vinícius, e Amanda Maltez e Fernanda Nunes foram as duplas que chegaram entre os melhores do torneio, ficando na 4ª posição.

Jogando em casa, o Brasil manteve a hevemonia no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. Álvaro Filho e Saymon ficaram com a medalha de ouro. A vitória conquistada na cidade de Maringá deixou o país em primeiro no ranking geral.

Ana Patrícia e Rebecca venceram na Argentina e levaram Brasil ao título da temporada. A dupla fechou a disputa com chave de ouro ao vencer as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug na decisão. O Brasil começou a etapa liderando o ranking geral com 700 pontos e com os 400 conquistados na final, encerrou a temporada com 1100. As duplas brasileiras no torneio feminino conseguiram cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. No masculino foram três ouros e dois bronzes.

Circuito Nacional e Brasileiro Open

João Pessoa, capital da Paraíba, recebeu o primeiro torneio de vôlei de praia de 2017 – dando continuidade aos campeonatos iniciados ainda em 2016. O Circuito Nacional, divisão de acesso ao Brasileiro Open, teve como campeões Andrezza e Vivian, e Gilmário Bernardo.

Já o Circuito Brasileiro Open, que é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino, teve Ágatha e Duda, e George e Thiago como campeões na primeira etapa.

Após a disputa das nove etapas – Campo Grande, Brasília, Uberlândia, Curitiba, São José, João Pessoa, Maceió, Aracaju e Vitória -, Larissa e Talita, e Álvaro e Saymon foram os campeões da temporada. Larissa e Álvaro, inclusive, foram eleitos os melhores do ano.

Em setembro, recomeçou o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, temporada 2017/2018. Desde então, já aconteceram as etapas de Campo Grande, Natal e Itapema. A disputa pelo título segue em 2018.

Mais em Vôlei de Praia