Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ao lado de medalhista olímpica, jovem promessa é campeã em João Pessoa

Eduarda Santos Lisboa, conhecida como Duda no vôlei de praia, tem apenas 18 anos e é a maior promessa brasileira da modalidade. Em seu currículo, a garota de Aracaju tem o tricampeonato mundial sub-19 (2013, 2014 e 2016), campeã mundial sub-21 (2016) e a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude (2014). A partir de 2017, a juventude dela se uniu à experiência de Ágatha, medalha de prata na Olimpíada do Rio de Janeiro ao lado de Bárbara Seixas. A promissora parceria entre Ágatha e Duda mostrou neste domingo que tem tudo para render muitos frutos ao conquistar o título da etapa de João Pessoa do circuito brasileiro.

Na final, Ágatha e Duda superaram as experientes Larissa e Talita, dupla que foi quarta colocada na Rio 2016 e atual líder do ranking brasileiro. A decisão da etapa paraibana foi um jogaço decidido apenas em três sets.

“A Larissa e a Talita são um timaço. É muito difícil de ganhar delas. Jogam juntas há muito tempo e são muito boas individualmente. Para nós, ganhar delas em nossa primeira competição juntas é motivo de orgulho e alegria demais. Temos a consciência de que há muita coisa para arrumar, mas nosso entrosamento veio muito rápido em apenas três semanas de trabalho”, avaliou Ágatha logo depois da final.

“Jogar ao lado da Ágatha, uma medalhista olímpica, é muito especial. Quando ela me chamou a jogar com ela, foi a maior felicidade. A química funcionou em apenas três semanas de treinos. Isso mostra que essa dupla ainda tem muito mais a dar”, empolgou-se Duda.

No primeiro set, Talita não começou bem, cometendo alguns erros que fizeram Ágatha e Duda sair na frente. Mas, no final, valeu a experiência de Larissa e Talita, que conseguiram virar e vencer por 21 a 18.

O que impressionou a partir daí foi a constância do jogo de Duda. Firme na defesa e decisiva no ataque, não parecia que se tratava de uma jogadora de apenas 18 anos em quadra. O segundo set permaneceu equilibrado até o fim, mas a nova parceria conseguiu vencer por 22 a 20 para levar a decisão para o tie-break.

“Eu recebi uma ajuda muito grande da Ágatha, ela ‘cantou’ todas as bolas, me guiou em quadra. Então fiquei muito focada na virada de bola, sem me preocupar com os erros que são normais no jogo. Ela sempre sorrindo, falando palavras de incentivo que não fizeram a gente relaxar e deixar de lutar”, explicou Duda.

O último e decisivo set foi o mais emocionante. O bloqueio de Talita em cima de Ágatha deixou a dupla dela com Larissa a um ponto da vitória: 14 a 12. Mas a medalhista de prata e Duda conseguiram marcar quatro pontos seguidos para virar o placar e vencer a partida.

Primeiro, Ágatha cravou uma bola no ataque para deixar o tie-break em 14 a 13. Ainda assim, o match point era das adversárias e Talita foi para o ataque definir o jogo, mas a bola foi para fora por um triz. Com 14 a 14 no placar, um rally incrível que mostrou o alto nível do duelo terminou em mais um ponto da medalhista olímpica na Rio 2016.

O match point tinha mudado de lado e Ágatha não desperdiçou a chance ao bloquear o ataque de Talita para fechar o jogo em 2 a 1 (18/21, 22/20 e 16/14) e dar o primeiro título para a nova parceria.

“Nós treinamos muito desde o começo deste ano, estou muito feliz. Tivemos muita dedicação, pois é um começo de trabalho onde nenhuma das duas sabia muito sobre a outra. Está sendo muito boa essa mistura da juventude e a experiência dela, para saber como chegar um dia nas Olimpíadas (risos). Está sendo espetacular. Quero agradecer à minha família, comissão técnica e amigos que são a base para os nossos avanços”, disse Duda, que completou.

“Eu sou muito tímida e ela é muito alegre, isso vai ajudar a me soltar mais e falar melhor com o público, é uma ótima influência dela. Nos momentos em que fui alvo dos saques, ela (Ágatha) me ajudou sempre sorrindo, sempre alegre e brincando, do jeito dela”.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia