Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ana Patrícia/Rebecca conquista primeira etapa do Brasileiro

Em duelo das duplas classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Ana Patrícia/Rebecca venceu, de virada, Ágatha/Duda na decisão

Rebecca e Ana Patrícia venceram Ágatha e Duda na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2020-21
Ana Patrícia/Rebecca ganhou de Ágatha/Duda na decisão da primeira etapa do Circuito Brasileiro 2020/21 (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Ana Patrícia/Rebecca é a dupla campeã da primeira etapa do Circuito Brasileiro 2020/21 de vôlei de praia. Neste domingo (20), a parceria detentora do título da temporada 2019/20 derrotou, de virada, a dupla Ágatha/Duda por 2 a 1, parciais de 22/24, 21/17 e 15/12. A cearense Rebecca foi escolhida a melhor jogadora do confrontos entre os times que estão classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

+ Bia conquista 2º título desde o retorno; Monteiro avança

Assim que acabou a partida, as campeãs deram as primeiras declarações sobre a conquista. “Estou bem feliz. A gente veio crescendo a cada jogo e se entrosando de novo. Os jogos contra Ágatha e Duda são sempre duríssimos e os mais esperados e é sempre bem divertido jogar contra elas. Quero também agradecer a Ana Patrícia, que foi parceira o tempo todo na partida”, declarou Rebecca.

+ Maior vencedor do handebol foi ao pódio por três bandeiras diferentes

“Esses confrontos contra Ágatha e Duda são sempre muito duros porque a gente se conhece muito. E é, sem dúvidas, um espetáculo para quem está assistindo”, destacou Ana Patrícia. A etapa de abertura do Circuito Brasileiro 2020/21 de vôlei de praia foi realizada no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema, no Rio de Janeiro. O segundo evento será no mesmo local, em outubro, de 15 a 18.

Terceiro lugar

Talita e Carol Solberg ficaram em terceiro na etapa de abertura do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Antes da final, o time Talita/Carol Solberg conquistou a medalha de bronze ao superar Juliana/Josi em parciais diretas: 21/19 e 21/14.

Depois de garantir o triunfo, a dupla vencedora foi entrevistada e, no final, Carol Solberg foi assertiva: “só para não esquecer: fora Bolsonaro”! A competição foi disputada em uma ‘bolha’ em Saquarema com um rígido protocolo de segurança no combate a pandemia do coronavírus.

Resumo da final

Pódio da primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

O primeiro saque da final foi dado por Rebecca, que começou bem no fundamento e já abriu 2 a 0 para sua dupla. Ágatha/Duda igualou a partida e empatou em 3 a 3. Em seguida, virou para 5 a 4. Com Duda no saque, a parceria ampliou a vantagem: 7 a 4. Ágatha/Duda seguiu superior, forçando o serviço e quebrando o passe do time Ana Patrícia/Rebecca, abrindo cinco pontos com dois aces seguidos de Ágatha: 11 a 6.

+ A importância da visibilidade do esporte paralímpico

Ana Patrícia/Rebecca iniciou a reação quando o placar marcava 12 a 7 para Ágatha/Duda. As atuais campeãs brasileiras pediram tempo e Rebecca destacou que elas precisavam melhorar no saque. Isso aconteceu e a diferença foi caindo até que Duda errou um ataque e o jogo voltou a igualar: 14 a 14. Em melhor momento no confronto, Ana Patrícia bloqueou Ágatha e colocou dois à frente: 16 a 14. Na reta final, Rebecca atacou para fora e novo empate: 19 a 19.  

+ Tiffani Marinho vence meeting na Holanda, mas mira 2021

Ágatha/Duda reassumiu a dianteira com linda defesa e cravada de Duda em contra-ataque: 20 a 19. As duplas trocaram pontos até 22 a 22, quando Rebecca atacou para fora e, em seguida, Duda colocou no chão em contra-ataque, com a bola tocando e caminhando pela rede e caindo do lado de Ana Patrícia/Rebecca. 1 set a 0.

Crescimento de Ana Patrícia/Rebecca

Rebecca foi eleita a melhor jogadora da decisão (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

No segundo set, Ana Patrícia/Rebecca iniciou com tudo. Ana Patrícia em ataque e depois em bloqueio e o placar registrava 2 a 0. O começo ruim de Ágatha/Duda foi crucial para que ficassem em desvantagem de cinco pontos: 7 a 2. Inspirada, Ana Patrícia fez mais um bloqueio e marcou 10 a 4. Em dois bons lances, Ágatha/Duda reduziram a diferença para quatro: 10 a 6. Neste momento, o jogo ficou equilibrado, mas a vantagem já era considerável.

+ Brasil terá 19 atletas em torneio amistoso em Portugal

As duplas ficaram trocando pontos, com a diferença ficando em quatro ou cinco pontos até 19 a 14. Na sequência, Rebecca foi certeira em ataque e a parceria dela chegou ao set point: 20 a 14. Duda, em ataque, impediu a derrota: 20 a 15. Neste momento, Ágatha/Duda mudaram a estratégia e passaram a sacar em Ana Patrícia, que cometeu duas falhas em ataques, mantendo as esperanças de Ágatha/Duda: 20-17. Ana Patrícia se recuperou na bola seguinte e fechou a parcial no ataque: 21 a 17.   

Conquista de virada

O terceiro e decisivo set começou com o primeiro ponto para Ágatha/Duda, em erro de ataque de Rebecca. Porém, Ana Patrícia cresceu de novo e fez 2 a 1 em contra-ataque e 3 a 1 ao bloquear Ágatha. A igualdade reapareceu quando Duda colocou no chão em contra-ataque: 5 a 5. Ágatha/Duda viraram em erro de Ana Patrícia, que cometeu dois toques em levantamento: 7 a 6.

+ Legião de brasileiros em competições pela Europa

A liderança de Ágatha/Duda durou pouco, pois, Rebecca empatou em ataque e a virada veio em seguida, com Ágatha atacando para fora e, logo depois, Rebecca achou uma linda largada no fundo de quadra: 9 a 7. A diferença subiu para quatro com Rebecca em ataque: 12 a 8.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A vantagem foi reduzida para dois quando Ágatha bloqueou Ana Patrícia: 13 a 11. Na jogada seguinte, Ana Patrícia marcou em ataque e alcançou o match point. Ágatha manteve a dupla viva em ataque, 14 a 12, porém, Duda foi para o saque e a bola morreu na rede: 15 a 12.     

Mais em Vôlei de Praia