Siga o OTD

Vôlei

Cruzeiro domina cenário do vôlei masculino em 2017

Cruzeiro domina cenário do vôlei masculino em 2017
Divulgação

Cruzeiro conquistou a Superliga, Sul-Americano, Campeonato Mineiro e Supercopa. Do outro lado, a Seleção iniciou um novo ciclo com Renan Dal Zatto. Relembre o ano do vôlei masculino brasileiro!

Depois de terminar o turno da Superliga masculina de vôlei 2016/2017 com 100% de aproveitamento, o Cruzeiro mostrou-se o “dono” da modalidade em 2017. O time foi campeão do Sul-Americano de vôlei sobre o Bolívar, da Superliga diante do Taubaté, do Campeonato Mineiro contra o Minas e da Supercopa mais uma vez sobre o Taubaté.

O único campeonato não vencido pelos mineiros foi a Copa Brasil. O campeão foi o Taubaté, que superou o Sesi por 3 sets a 0 – o Cruzeiro caiu na semifinal para o próprio Sesi. Ao final da temporada, a Seleção da Superliga contou com cinco jogadores do dono do título. Ainda em dezembro, mais um título para o Cruzeiro: o clube ficou com o bronze do Mundial de Clubes ao vencer o Belchatow na disputa pelo terceiro lugar do torneio.

Se o Cruzeiro foi o destaque nos títulos, a grande “novidade” de 2017 foi a equipe do Corinthians. O time foi lançado em maio, chegou a três finais, conseguiu vaga na Superliga e encerrou o ano bem colocado na principal competição da modalidade.

Seleção Brasileira

Com a saída de Bernardinho – que comandou a Seleção por 16 anos e conquistou dois ouros olímpicos -, o novo técnico foi anunciado em janeiro. Renan Dal Zatto assumiu o comando da equipe masculina e logo definiu a comissão técnica para iniciar os trabalhos à frente do time.

Em julho, o Brasil disputou a Liga Mundial 2017, em Curitiba. Chegando na final, brigou pela medalha de ouro contra a França, e acabou derrotado em jogo emocionante de cinco sets, com parciais de 25/21, 15/25, 23/25, 25/19 e 15/13. Este foi o quinto vice-campeonato desde o último título, em 2010. Na partida, o oposto Wallace e o ponteiro Lucarelli dividiram o posto de maiores pontuadores da seleção brasileira, com 22 acertos cada um.

Pouco depois, foi a vez da disputa do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino. O Brasil venceu os três jogos da fase de Grupos – contra Paraguai, Venezuela e Colômbia -, superou o Chile na semifinal e venceu mais uma vez a Venezuela na final, por 3 sets a 0, levando o ouro para casa.

Os grupos do Mundial de Vôlei 2018, que será disputado na Itália e na Bulgária, foram definidos em novembro. O Brasil – cabeça de chave -, caiu no mesmo grupo que França, Canadá, China, Holanda e Egito. Quanto ao sistema de disputa, pequenas mudanças foram incrementadas ao regulamento em relação à edição de 2014.

Mais em Vôlei