Siga o OTD

Tóquio 2020

A personalidade e a estreia de Diogo Soares nos Jogos Olímpicos

‘Aproveitar o momento’, afirma Diogo Soares sobre a personalidade; atleta que era promessa virou realidade da ginástica artística

Ricardo Bufolin / CBG

A promessa virou realidade! Diogo Soares tem excelente histórico na Ginástica Artística em Jogos da Juventude. Chegou em 2021 para a disputa da sua primeira edição nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Um estreante badalado e que correspondeu conseguindo a final no individual geral. Muitos já esperavam sua performance. Aos 19 anos, ele mostrou que não se intimida e, também, que tem personalidade. Mas que personalidade é essa? Até ele tem dificuldade para explicar. Leia a entrevista na íntegra!

-Confira TUDO que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Eai, como foi a classificatória, hein? Diogo: Tudo ótimo! Estou muito feliz, né? Muito feliz por virar agora um atleta olímpico de verdade. Esse era meu sonho desde que eu tinha cinco ou seis anos e eu falava que meu sonho era participar de uma Olimpíada. Eu nem sabia o que significava participar de uma Olimpíada com seis anos. E agora com dezenove eu sei. Eu sinto. E é isso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O que você sentiu nessa estreia? Como estava seu psicológico? Diogo: Tinham vezes que eu ficava um pouco nervoso. Só que, na verdade, é uma técnica. Quando eu era mais novo, eu competia muito nervoso. Errava a competição. Terminava e eu falava: ‘eu errei, porque eu estava nervoso’. Então eu voltava pro ginásio e eu não sabia se eu ia acertar o elemento. Não tinha aquele negócio de errou e agora corrigir. Não sabia o motivo de errar e era porque eu estava nervoso. Então comecei a pensar e a falar ‘o nervosismo só atrapalha’. Então vou fazer minha parte, vou com a intenção de fazer o meu melhor. Pra não sair e falar ‘eu podia ter dado um pouquinho mais’. Não, eu fui e fiz o meu melhor. Deu certo? Legal. Não deu? Mas eu fiz o meu melhor. Então vou faço e espero o resultado depois, porque normalmente o nervosismo acontece porque você fica pensando mais pra frente. Tipo ‘ai, eu tenho que acertar’ ou então ‘se eu acertar, vai acontecer tal coisa’. Você nem competiu. Penso primeiro em competir e depois o resultado vem.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Quando você soube que vinha pros Jogos, você tinha um objetivo? Qual a meta que você tinha na cabeça? Diogo: Eu tento não me sabotar. Se eu ficar criando muita expectativa, eu faço a competição um pouco nervoso. Vim com a cabeça de que eu fiz a minha parte, classifiquei, vim com a equipe. Iria vir e dar o meu melhor. Minha expectativa era fazer minha série muito boa. Acertar e, possivelmente, pensar numa final. Mas eu teria que fazer primeiro e depois pensar na final. Então eu competi e agora estou aqui pensando na final. Os objetivos eram esses mesmos.

As pessoas dizem que você é um menino de personalidade. Como você define sua personalidade? Diogo Soares: Vix, que pergunta difícil. É difícil você se avaliar. Eu diria que eu tento ser calmo, tento competir sem pensar muito no que vai vir. Tento ser calmo, tento aproveitar o momento. Ser feliz, porque ginástica uma hora vai acabar. Bom que a minha vai demorar pra acabar, ri. Mas uma hora vai acabar e você tem que aproveitar o momento. E é isso.

Diogo Soares, 19 anos, estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na ginástica artística - Divulgação
Diogo Soares, 19 anos, estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na ginástica artística – Divulgação

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tóquio 2020