Siga o OTD

Tóquio 2020

Jogos Olímpicos de Tóquio terão limite de 10 mil torcedores por evento

Comitê organizador de Tóquio 2020 estabeleceu limite de 50% da capacidade de cada arena, com máximo de 10 mil pessoas

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Público Tóquio
(Yuichi Yamazaki/COI)

Nesta segunda-feira (21), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 confirmou mais detalhes sobre a presença de público durante as disputas do maior eventos esportivo do mundo. Assim, foi estabelecido o limite de 50% da capacidade de cada local de competição, com um máximo de 10 mil pessoas por evento.

A decisão foi tomada em uma reunião online entre autoridades do governo japonês, do governo metropolitano de Tóquio, do Comitê Organizador Local, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC). No entanto, o governo ainda não descarta a possibilidade de vetar a presença de público em caso de um novo estado de emergência na região. Desta forma, a decisão sobre a Paralimpíada será tomada apenas em 16 de julho.

Vale lembrar que há cerca de uma semana, o governo japonês já havia estabelecido que grandes eventos no país poderia ter, no máximo, 10 mil pessoas, ou o equivalente a 50% da capacidade das arenas, prevalecendo o menor número. A decisão não tinha, ainda, relação direta com Tóquio 2020, mas já anunciava o que deveria acontecer.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, foi dito que, em regiões do Japão que estiverem em estado de emergência ou de “semi emergência” na pandemia, este limite de público ficará ainda mais restrito, caindo para 5 mil espectadores ou menos da metade da capacidade da arena do evento.

Por fim, o público na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio poderia ser uma exceção, mas os organizadores ainda estudam o caso. O uso de máscaras será obrigatório para o público, que será composto apenas por residentes do Japão e os torcedores serão orientados a não gritar ou falar alto e se deslocar apenas entre suas casas e os locais de competição.

Mais em Tóquio 2020