Siga o OTD

Tóquio 2020

Para psicóloga, Missão Europa resgata emocional dos atletas

Psicóloga do COB acredita que atletas readquiriram rotina e identidade, se fortalecendo para novos desafios e possíveis imprevistos

Os atletas e os profissionais da área técnica da Ginástica de Trampolim estão há quase um mês na segunda etapa da Missão Europa. Essa fase, que iniciou no dia 16 de novembro e é exclusivamente voltada para a modalidade, está em sua quarta e última semana de atividades. Antes mesmo de seu término, o período de preparação em Sangalhos, região central de Portugal, começa a deixar saudades em seus participantes
Para psicóloga, Missão Europa resgata emocional dos atletas

Considerada uma ação fundamental para a retomada dos treinamentos do Time Brasil visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, a Missão Europa, em Portugal, tem ajudado a recuperação do aspecto emocional dos atletas de acordo com a psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carla Di Pierro.

“A Missão Europa foi essencial para o lado psicológico dos atletas, já que os tirou de uma condição imprópria de treinamento para uma situação próxima do ideal. Este impacto emocional foi muito importante para eles engatarem um novo ciclo de preparação rumo aos Jogos Olímpicos”, diz Carla Di Pierro, que esteve em Portugal nos meses de agosto e setembro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Durante este período, Di Pierro acompanhou de perto o dia a dia dos atletas brasileiros, o que a permitiu identificar as necessidades individuais e desenvolver tarefas específicas de preparação mental. Entre workshops para treinadores, palestras, atendimentos individualizados e treinos práticos de mindfulness, a psicóloga constatou diversos aspectos favoráveis na ação desenvolvida pelo COB em parceria com as Confederações, como o intercâmbio de modalidades. 

“Ir para o exterior e poder conviver com outros atletas é muito benéfico. Eles compartilharam momentos juntos, mesmo sendo de modalidades diferentes. Vários deles se tornaram amigos e desenvolveram uma parceria forte”, comenta Carla Di Pierro.

Psicóloga do COB acredita que atletas readquiriram rotina e identidade, se fortalecendo para novos desafios  após a Missão Europa, em Portugal
Para psicóloga do COB, Missão Europa resgata emocional dos atletas (acervo pessoal)

Sucesso no Trampolim

Os atletas e os profissionais da área técnica da Ginástica de Trampolim estão há quase um mês na segunda etapa da Missão Europa. Essa fase, que iniciou no dia 16 de novembro e é exclusivamente voltada para a modalidade, está em sua quarta e última semana de atividades.

+ Rebeca Andrade e Flávia Saraiva testam positivo pra Covid-19

Alexandro Rungue, um dos técnicos da seleção brasileira, considera que esse momento figura como um marco histórico da Ginástica de Trampolim no Brasil.

“Esse período de preparação é um marco na história da Ginástica de Trampolim brasileira. Estamos nos sentindo valorizados e motivados e é bacana termos os atletas juntos, focados, compartilhando experiências. Nossa vida aqui é do hotel pro ginásio, do ginásio pro hotel, com treinos em dois períodos. Com preparação física bem trabalhada e exercícios de prevenção. Tem funcionado como intensivão para definirmos séries”, avaliou Alexandro Rungue.

Mais em Tóquio 2020