Siga o OTD

Tóquio 2020

Japão reforça pedido do COI para vacinação de atletas olímpicos

Comitê Olímpico Internacional já tinha indicado que vacinar atletas seria uma prioridade, mas país-sede demorou para apoiar a ideia de imunização

Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), está no Japão desde domingo (15). O dirigente foi ao país com o objetivo de definir os próximos passos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Nesta segunda-feira (16), o mandatário se reuniu com o primeiro-ministro Yoshihide Suga e mostrou confiança na presença de torcedores no evento. Além disso, revelou querer que todos os envolvidos estejam vacinados vacinação
COI, Japão e Aliança pelas Vacinas devem trabalhar em conjunto pela vacina (Foto: Ryo Ichikawa/Tokyo 2020)

Após visita de Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), ao Japão, cujo assunto principal foi a vacinação dos atletas, o país-sede da Olimpíada de Tóquio-2020 resolveu embarcar na ideia de imunizar os competidores olímpicos.

Essa é uma mudança leve de postura, já que, inicialmente, o país afirmou que a vacina não seria condição para a participação olímpica. Mas com os casos em alta por lá, e uma preocupação enorme com o revezamento da tocha olímpica, eles resolveram se mexer.

Segundo o “Kyodo News”, uma carta, em nome do primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, foi enviada à Gavi, a Aliança Global de Vacinas, apoiando o desejo do COI de administrar a atletas e oficiais, principalmente de países em desenvolvimento. A Gavi surgiu de uma fundação, de Bill e Melinda Gates, que promove a saúde global fornecendo vacinas para as nações em desenvolvimento.

Essa junção de fatores leva a concluir que o país-sede da Olimpíada de Tóquio-2020, o COI e a Gavi devem unir esforços para que a vacina chegue a todos os atletas, com foco em países com pouca ou vacinação nula.

O Japão entra com fundos para essa estrutura da Gavi, onde nações tecnologicamente avançadas contribuem para a criação de vacinas. Sendo que Bach já tinha indicado que o COI estava considerando arcar com os custos da vacinação de atletas e dirigentes para Tóquio-2020 quando visitou o Japão.

Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), está no Japão desde domingo (15). O dirigente foi ao país com o objetivo de definir os próximos passos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Nesta segunda-feira (16), o mandatário se reuniu com o primeiro-ministro Yoshihide Suga e mostrou confiança na presença de torcedores no evento. Além disso, revelou querer que todos os envolvidos estejam vacinados vacinação tóquio-2020
Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) se reuniu com o primeiro-ministro Yoshihide Suga para discutirem Tóquio-2020 (IOC/Greg Martin)

Sem pop-stars

Nesta quinta-feira (10), dia em que o Japão registrou 2,973 novos casos de Covid-19, um recorde desde o começo da pandemia, foi noticiado pelo “Kyodo News” que o governo japonês quer impedir que celebridades participem do revezamento da tocha olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Isso mesmo. O governo japonês está considerando um esquema para impedir que celebridades participem do evento e atraiam multidões. Há um medo grande pelo risco de infecção por coronavírus nessas aglomerações.

Embora os governos locais entendam a necessidade urgente de precauções contra o vírus, há divergências com a proposta do governo.

Mais em Tóquio 2020