Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio-2020 pode reduzir funcionários para conter gastos

Em reunião do COI com o Comitê Organizador, foram propostas medidas de simplificação dos Jogos, incluindo as Cerimônias de Abertura e Encerramento

COI - Tóquio 2020 - Coronavírus - John Coates
Tóquio-2020 foi adiado para julho de 2021 por causa da pandemia (COI)

Em reunião nesta sexta-feira (25), entre o COI (Comitê Olímpico Internacional), representado por John Coates, seu vice-presidente, e o Comitê Organizador de Tóquio-2020, foi proposta uma simplificação dos Jogos, para conter os gastos devido ao adiamento pela pandemia de coronavírus.

Essa simplificação passa por redução no número de funcionários, infraestrutura e cerimônias. Yoshiro Mori, presidente do Comitê, disse que o número de autoridades, funcionários e outras pessoas associadas aos Jogos de Tóquio-2020 pode ser reduzido em 10 a 15%. Além disso, a operação do centro de imprensa principal pode ser reduzida em oito dias.

+É bom ter cautela com otimismo do COI sobre ‘bolha olímpica’

As cerimônias de boas-vindas às equipe para os Jogos, no entanto, foram canceladas. E Mori afirmou ainda que as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos também serão simplificadas. O processo está em andamento, com diretores de criação buscando criar o tom certo para os eventos devido à pandemia.

Modelo Tóquio

Essas medidas de simplificação de Tóquio-2020 foram chamadas, assim, de “Modelo Tóquio” pelo COI. E John Coates alegou que elas ajudarão não só para os Jogos de 2021, como para futuros organizadores.

“Essas otimizações e simplificações marcam um passo importante para a entrega de Jogos seguros e bem-sucedidos em 2021. A tarefa de reorganizar os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 exigiu que o Movimento Olímpico fosse mais forte junto e este marco ilustra nosso compromisso coletivo”, disse Coates.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“O ‘Modelo de Tóquio’ não apenas entregará os Jogos adequados para um mundo pós-coronavírus, mas se tornará um projeto que beneficiará os futuros Comitês Organizadores por muitos anos”, concluiu.

Mais em Tóquio 2020