Siga o OTD

Tóquio 2020

Presidente do COI está otimista com Jogos de Tóquio em 2021

Thomas Bach vê retomada das competições no mundo e desenvolvimento da vacina como acenos positivos para a realização dos Jogos

Thomas Bach - COI - Tóquio 2020 - Coronavírus
Thomas Bach, presidente do COI (Greg Martin/IOC)

A menos de um ano para a data prevista dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, se mostrou otimista com a realização do maior evento esportivo do mundo. Dois dos motivos são a retomada gradual das competições ao redor do planeta e o avanço no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus.

“Podemos ver que o esporte está voltando lentamente, mas com segurança, o que mostra para nós e para o mundo que podemos organizar eventos esportivos seguros mesmo sem vacina”, disse Bach, segundo a “Reuters” em uma reunião de representantes do COI e autoridades e organizadores japoneses nesta quinta-feira (24).

+Para disputar Tóquio, atletas terão que fazer teste de Covid-19

“Não devemos ceder às pessoas que estão interessadas em nos pressionar e prontas para fazer um anúncio para cancelar agora. Este não é o momento apropriado. Temos que trabalhar de forma abrangente e, no momento apropriado, tomar as decisões certas”, completou o presidente do COI.

Custos e segurança

Além disso, as reuniões virtuais nesta quinta e sexta-feira devem se concentrar em medidas para reduzir o custo de Tóquio-2020 e contra-medidas contra o coronavírus.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Thomas Bach falou ainda da preocupação com a situação mundial da pandemia de coronavírus e não somente do cenário no Japão.

“Neste momento, os governos ao redor do mundo não podem nem dizer o que você terá permissão para fazer amanhã ou na próxima semana. Ou para onde você pode viajar. Então ninguém pode esperar de nós que saibamos o que precisa ser feito daqui a 10 meses para garantir um ambiente seguro para todos. Não se trata apenas das condições no Japão e de viajar para o Japão. Isso também diz respeito às condições nos outros 205 Comitês Olímpicos Nacionais”, concluiu.

Mais em Tóquio 2020