Siga o OTD

Tóquio 2020

Primeiro ministro do Japão já não crava Jogos como programado

Três dias após dizer que os Jogos sairiam “conforme o planejado”, primeiro-ministro japonês não mostra mesmo entusiasmo ao G7

Shinzo Abe Tóquio 2020 teleconferência G7 coronavírus
Abe no debate com Alemanha, Canadá, Itália, França, EUA e Grã-Bretanha (Instagram/shinzoabe)

Três dias depois de ser direto ao confirmar a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 conforme o programado apesar do coronavírus, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, diminuiu o tom. Em teleconferência com líderes do G7 realizada nesta terça-feira (17), o chefe do governo japonês foi menos enfático.

“Eu quero manter as Olimpíadas e Paralimpíadas de forma completa, como uma prova de que a raça humana vai derrotar o novo coronavírus”, disse Sinzo Abe, segundo a Bloomberg, ao falar com repórteres após a teleconferência. No sábado (14), havia dito que iriam “superar a propagação da infecção e sediar a Olimpíada sem problemas, conforme o planejado”.

A declaração de Shinzo Abe vem no dia seguinte a uma pesquisa mostrando que 69.9% dos japoneses acredita que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 não terão início na data marcada em virtude da pandemia do novo coronavírus.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As Olimpíadas estão programadas para começar no dia 24 de julho e terminar em 9 de agosto Já as Paralímpiadas vão de 25 de agosto a 6 de setembro. Ainda na terça-feira está programada uma outra teleconferência, mas do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e representantes de federações internacionais para debater impacto da pandemia no esporte olímpico.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020