Siga o OTD

Tóquio 2020

Vinícius Figueira vive expectativa de ser confirmado em Tóquio

Cancelamento de Madrid impede que o rival de Vinícius Figueira o ultrapasse no ranking olímpico e teoricamente o garante em Tóquio; Em entrevista ao OTD, o atleta diz não ter celebrado: “Ainda está tudo muito confuso”

Vinicius Figueira- Foto: Reprodução/ Instagram
Após cancelamentos de torneios, Vinícius Figueira está muito perto de se garantir na Olimpíada (crédito: Reprodução/Instagram)

A pandemia do coronavirus proporcionou uma situação curiosa nesta segunda-feira (16). Em acordo com a Federação Espanhola de Caratê, a Federação Internacional (WKF) optou por cancelar a Etapa de Madrid em cumprimento às determinações de segurança da Espanha para tentar conter a propagação do vírus. Com isso, não há mais competições da WKF que deem pontos nos rankings que definem a classificação olímpica e o brasileiro Vinicius Figueira conquistou, na teoria, a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria até 67 kg. Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, no entanto, o brasileiro não soube dizer se a vaga é dele. O fato, no entanto, é que ele vive a expectativo de ter ela confirmada oficialmente em breve.

“A competição [etapa de Madrid] foi oficialmente cancelada, mas ainda não saiu nada oficial falando que o ranking foi fechado. Eu acho que ainda vão ter algumas reuniões e eles ainda vão decidir como resolver isso. Então não tem nada certo ainda. Por isso, não celebrei. Está tudo muito confuso,” declarou Vinícius.

Vale ressaltar que até o momento, a WKF só postou em seu site o anúncio do cancelamento da etapa de Madrid; não há nada a respeito do ranking mundial. Por essa razão, Vinícius não comemorou a possível vaga antecipada.

Entenda a situação

No caratê, os quatro melhores colocados no ranking olímpico de se classificam para os Jogos de Tóquio. Na Olimpíada, as categorias -67 kg e -60 kg se juntam, fazendo com quatro atletas – os dois melhores na 67kg e os dois da -60 kg – se classifiquem através do ranking.

No momento, Vinícius Figueira, que é da 67kg, é o quarto colocado do ranking olímpico, atrás apenas do francês Steven Dacosta, que é da sua categoria. Como o rival de categoria está muitos pontos à frente, a briga de Vinícius era com o egípcio Ali Elsawy, 360 pontos atrás do carateca brasileiro.

+ VEJA COMO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS AFETOU O ESPORTE

Inicialmente, os dois disputariam a vaga na etapa de Rabat, no Marrocos, em março. A competição, entretanto, foi cancelada pelo coronavírus pela WKF. Na ocasião, a entidade afirmou que a etapa de Madrid, prevista para acontecer entre 17 e 19 de abril, seria a decisiva para definir os classificados ao Japão. Com o cancelamento de hoje, o brasileiro estaria garantido nas Olimpíadas já que não há outras possibilidades de pontuação no ranking.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Elsawy lamentou o cancelamento da etapa de Madrid por pensar ser possível vencê-la e conseguir a vaga. No ranking da categoria, paralelo ao olímpico, o egípcio está em segundo, uma posição a frente do brasileiro. Vinicius acredita que se a decisão for confirmada pela WKF, o egípcio também estará em no Japão.

“Eu acredito que ele vai estar em Tóquio. Se não for pelo pré-olímpico, será pelo torneio continental, já que ele é o melhor do continente africano,” comentou.

O carateca brasileiro está na Turquia desde fevereiro, após participação na competição de Salzburg. Por lá, ele se preparava para as duas competições canceladas e agora tem seu futuro indefinido com o caos que vive a Europa nos últimos dias.

” Ainda estou definindo o que vou fazer, mas eu provavelmente volte para o Brasil já. que a próxima competição foi cancelada. Aqui, quando vi pela manhã, tinham registrado 18 casos de coronavírus. Já estão começando o procedimento de prevenção. Amanhã as academias estarão fechadas,” comentou o brasileiro.

Mais em Tóquio 2020