Siga o OTD

Tóquio 2020

Quase 70% dos japoneses acredita que os Jogos serão adiados

Pesquisa feita pela rede de notícias Kyodo mostra preocupação do povo japonês com a pandemia do novo coronavírus; No último sábado (14), o primeiro-ministro do país afirmou que o Japão vai sediar as Olimpíadas sem problemas, conforme planejado

70% dos japoneses acredita que os Jogos Olímpicos serão adiados
(Crédito: reprodução/facebook)

Um total de 69.9% de japoneses acredita que os Jogos Olímpicos de Tóquio não terão início na data marcada em virtude da pandemia do novo Coronavírus, segundo uma pesquisa feita pela rede de notícias Kyodo News divulgada nessa segunda-feira (16).

Os cancelamentos de eventos esportivos das principais modalidades olímpicas ao redor do mundo e o aumento de casos de infeção no Japão e em outros países podem afetar o início dos Jogos Olímpicos, marcados para começar no dia 24 de julho, e também dos Jogos Paralímpicos, originalmente agendados para 25 de agosto.

A pesquisa também mostrou que a aprovação do governo do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe subiu de 41% em fevereiro para 49% em março. No sábado (14), Abe afirmou que a Olimpíada está mantida de acordo com o planejamento inicial, apesar das constantes preocupações causadas pelo Covid-19.

1,5 mil casos

No país sede dos jogos, há registro de 1,5 mil casos até o domingo (15), incluindo 700 no cruzeiro Diamond Princess, em quarentena nas proximidades de Tóquio. O governo japonês tem tentado conter o avanço do vírus, pedindo para que as pessoas evitem grandes aglomerações e impondo restrições às viagens. Para dar o exemplo, o governo cogita adiar a viagem do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako ao Reino Unido, marcada inicialmente para acontecer entre os meses de abril e junho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Assim como vem fazendo outros países do mundo, o Japão tem tomado medidas para proteger a economia local. Ainda assim, 90.7% dos entrevistados na pesquisa responderam estar preocupados com os impactos econômicos causados pelo vírus.

Carta Olímpica

Segundo o jornalista Marcelo Laguna, do Blog Laguna Olímpico, os Jogos Olímpicos até podem ser adiados, pois é impossível prever hoje o desenrolar dos estragos causados pela pandemia, mas não serão realizados em 2021 ou em outro ano futuro por conta da Carta Olímpica.

“O documento, que na prática é o estatuto do COI, em seu capítulo 5, artigo 32, diz que os Jogos devem ser celebrados no primeiro ano da Olimpíada, que é o período de quatro anos entre os Jogos. Desta forma, se o Coronavírus continuar causando problemas a ponto de os Jogos não poderem começar na data prevista, a Olimpíada terá que acontecer até o final de 2020”, explica Laguna.

Mais em Tóquio 2020