Siga o OTD

Tênis

Monteiro quebra jejum e Stefani vence de virada em Roland Garros

Vitória coloca Thiago pela primeira vez na terceira rodada de um Grand Slam, onde um brasileiro não chegava desde 2015. Na Croácia, Orlando Luz e Rafael Matos vão às semis no Challenger de Split

Thiago Monteiro Roland Garros Luisa Stefani
Thiago Monteiro avançou à 3ª rodada em Roland Garros (Divulgação Joma)

O primeiro dia de outubro teve bastante ação para o tênis brasileiro na Europa. No torneio mais importante, o de Roland Garros, o país saiu com duas vitórias e uma derrota. O cearense Thiago Monteiro manteve a boa fase, venceu partida válida pela 2ª rodada da chave de simples e colocou o Brasil na 3ª fase de um Grand Slam pela primeira vez desde 2015. Já nas duplas femininas, Luisa Stefani estreou vencendo de virada ao lado da americana Haley Carter. A má notícia foi a derrota de Marcelo Melo nas duplas masculinas.

Outro bom resultado veio na Croácia. Orlando Luz e Rafael Matos venceram e chegaram à semifinal do Challenger de Split da ATP. O Olimpíada Todo Dia preparou um resumo com tudo que de melhor aconteceu no período da manhã nessa quinta-feira.

Quebra de jejum

Embalado após vencer o georgiano Nikoloz Basilashvili, número 33 do mundo, em sets diretos (7/5, 6/4 e 6/2), Thiago Monteiro entrou em quadra às 6h da manhã de Brasília e novamente jogou bem. Dessa vez, derrotou o norte-americano Marcos Giron, 96º no ranking mundial, por 3 sets a 0, com 7/6 (5), 6/4 e 6/1, após 2h01min de partida.

Maior marca da carreira

Com isso, ele colocou o Brasil na terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez desde o US Open de 2015. Na ocasião, Thomaz Bellucci venceu dois jogos no torneio em Nova York. É a primeira vez que Thiago chega tão longe em um dos quatro torneios mais importantes do mundo.

+ Bruno Soares e Marcelo Melo também chegam à 2ª rodada em Paris

“Foi uma partida muito boa, muito firme. O Giron mudou a sua forma de jogar, ficou mais atrás e usou bolas mais altas. Tive que me manter bem mentalmente nos momentos difíceis. Consegui ficar mais agressivo com o decorrer da partida, finalizando pontos na rede e também sacando muito firme. Com certeza a consistência foi a chave para ganhar”, resumiu Thiago Monteiro, continuando o bom momento no saibro.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O próximo rival será o húngaro Marton Fucsovics, que também vem embalado em Roland Garros. Na estreia, bateu o russo Daniil Medvedev, número 5 do mundo atualmente. Na sequência, venceu o veterano espanhol Albert Ramos. Em 2019, o húngaro que atualmente está na 63ª posição do ranking mundial derrotou Monteiro no ATP de Hamburgo.

Estreando com virada

Outra que vive um bom momento no tênis é Luisa Stefani. A jogadora, que chegou ao 32º lugar no ranking mundial após boas participações no US Open, Premiere de Roma e WTA de Estrasburgo, estreou com vitória em Roland Garros.

A paulistana, primeira top 40 do país em 31 anos, e a americana Hayley Carter derrotaram a dupla da norueguesa Ulrikke Eikeri e a espanhola Aliona Bolsova por 2 sets a 1 (5/7, 6/1, 6/3) após 1h46min de partida.

“Muito feliz com a estreia, primeira vitória aqui em Roland Garros, então muito especial. Começamos super bem, eu dei uma abaixada, alguns vacilos, talvez um pouco de ansiedade. No segundo set foi semelhante ao primeiro, mas não teve os mesmos vacilos. Então foi um bom jogo, tivemos que nos adaptar com a maneira que as meninas estavam jogando, cruzando bastante, a velocidade da quadra um pouco diferente, tivemos que ter um pouco mais de paciência, ir um pouco mais para a paralela”, declarou Luisa.

A dupla da brasileira, cabeça de chave 10 no evento, enfrenta a dupla formada pela japonesa Miyu Kato e pela eslovaca Tamara Zidansek por vaga nas oitavas de final. O duelo ocorre nesta sexta-feira (2) ou no sábado (3).

“Sobre nossas próximas adversárias, conhecemos bem a Kato, jogamos contra ela e outra parceira, vamos assistir o jogo que elas fizeram hoje e analisar para ter um plano amanhã ou sábado”, finalizou Luisa.

Na manhã dessa quinta-feira, Thiago Monteiro avançou à 3ª rodada na chave simples e Luisa Stefani estreou com vitória nas duplas em Roland Garros, na França
Luisa Stefani e Hanley Carter um dia antes da estreia em Roland Garros (Instagram/luisastefani)

Na parte da tarde, Marcelo Melo fechou a participação brasileira em Roland Garros. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, o tenista tentou vaga na 3ª rodada em partida contra os norte-americanos Nicholas Monroe e Tommy Paul, mas acabou derrotado.

Cabeças de chave número 4 em Paris, Melo e Kunot lutaram, mas acabaram perdendo por 2 sets a 1 (5/7,6/2 e 6/3).

Bruno Soares também está na chave de duplas, ao lado do croata Mate Pavic, mas não jogaram na quinta. Eles vão pra quadra na sexta (2).

Semifinal na Croácia

Pela chave de duplas do ATP Challenger de Split, na Croácia, outro bom resultado. Orlando Luz e Rafael Matos, cabeças de chave número 4 do torneio, venceram a dupla formada pelo americano Robert Galloway e pelo mexicano Hans Hach Verdugo por 2 sets a 0 (6/4 e 6/0) e chegaram à semifinal do torneio.

Orlando Luz e Rafael Matos terão uma dura tarefa se quiserem chegar na decisão. Terão de bater a dupla formada pelo sueco Andre Goransson e pelo americano Hunter Reese. Os dois são os cabeças de chave número 1 em Split e já deixaram para trás o brasileiro João Menezes.

Na manhã dessa quinta-feira, Thiago Monteiro avançou à 3ª rodada na chave simples e Luisa Stefani estreou com vitória nas duplas em Roland Garros, na França
Orlando Luz (à esquerda) e Rafael Matos estão na semi to ATP CHallenger de Split (Instagram/Orlando Luz)

Mais em Tênis