Siga o OTD

Surfe

Com título em El Salvador, Filipe Toledo pode virar líder no Rio

Filipinho subiu para segundo no ranking da WSL e pode ser líder na etapa de Saquarema. Veja a situação dos outros brasileiros

Filipe Toledo saindo da água após semifinais de El Salvador 2023
Filipe Toledo saindo da água após semifinais de El Salvador 2023 (Beatriz Ryder/World Surf League)

A etapa de El Salvador do Circuito Mundial Surfe terminou com Filipe Toledo como campeão. O título em cima do norte-americano Griffin Colapinto, colocou o atual campeão da WSL na cola do líder do ranking em 2023. Dessa forma, Filipinho pode voltar a ser o número em Saquarema, no Rio de Janeiro. Além disso, confira a situação de João Chianca, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Yago Dora, Caio Ibelli e Tati Weston-Webb.

A decisão de El Salvador teve um gostinho de revanche para Filipe Toledo. Anteriormente, o brasileiro havia perdido para Griffin Colapinto nas finais do ano passado em Peniche e Punta Roca. Além disso, esta é a segunda vitória do brasileiro sobre o norte-americano nesta temporada da Championship Tour. Antes, Filipinho levou a melhor em Sunset Beach.

Como resultado da vitória, Filipinho somou mais 10 mil pontos na tabela de classificação e chegou a 41,600. Com isso, ultrapassou João Chianca (36,320), o Chumbinho, e assumiu a segunda posição no ranking da WSL nesta temporada. A pontuação não foi suficiente para ultrapassar Colapinto (42,890), líder do ranking, mas diminuiu a diferença para pouco mais de mil pontos.  

Filipe Toledo ergue troféu da Etapa de El Salvador 2023
Filipe Toledo ergue troféu da Etapa de El Salvador (Aaron Hughes/World Surf League)

Dessa forma, Filipinho só precisa de um resultado melhor que o norte-americano em Saquarema, cuja janela se abre na próxima sexta-feira (23), para assumir a ponta da WSL. A etapa do Rio de Janeiro é a penúltima antes do WSL Finals. Caso o brasileiro seja líder após Jeffreys Bay, ele já se garante na decisão desta temporada, realizada em setembro, no Taiti.    

Medina e Chumbinho no WSL Finals

Apesar das quedas precoces nas oitavas de final, a etapa de El Salvador manteve João Chianca e colocou Gabriel Medina entre os cinco primeiros colocados. Chumbinho aparece em terceiro lugar com 36,320 pontos, enquanto Medina subiu para a quinta posição com 28,025. Com a torcida à favor em Saquarema, os brasileiros devem aproveitar a oportunidade para se consolidar nas colocações.

Ítalo Ferreira também ganhou posições após a etapa de El Salvador. Com uma grande recuperação após o corte do meio da temporada, o campeão olímpico chegou até às quartas e, assim, saiu da 11ª para a 8ª colocação, somando 23,835 pontos. O resultado do Rio de Janeiro poderá ser decisivo para Ítalo continuar sonhando com o bicampeonato da WSL.

Ítalo Ferreira Mundial de surfe WSL Finals campeão bicampeão surfe
Ítalo Ferreira (twitter/WSLBrasil)

Por outro lado, Yago Dora e Caio Ibelli, 12º e 13º lugares, respectivamente, têm chances remotas de ir ao Taiti. Apesar disso, ao avançarem para a segunda parte da temporada, ambos já se garantiram na próxima edição da Championship Tour, elite do Circuito Mundial de Surfe.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tati Weston-Webb em quinto

Embora tenha abandonado El Salvador nas quartas de final devido à uma intoxicação alimentar, Tati Weston-Webb deu um passo importante para se garantir em mais uma WSL Finals. A única brasileira no Circuito Mundial de Surfe subiu para a quinta posição no ranking, onde soma 29,015 pontos. 

tatiana weston-webb taiti wsl Tati Weston-Webb
Tati Weston-Webb (Beatriz Ryder/World Surf League)

A pontuação de Tati é a mesma da australiana Stephanie Gilmore. Dessa forma, as duas brigam diretamente pela última vaga na final feminina. Isto, pois Molly Picklum, também da Austrália, aparece em quarto lugar com 36,780 pontos e já está com a classificação para o Taiti bem encaminhada. Caso avance, essa seria a terceira vez seguida da brasileira no WSL Finals. Seu melhor resultado aconteceu em 2021, quando ficou com o vice-campeonato.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Surfe