Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo é o único brasileiro nas semifinais de El Salvador

Após vitórias diante de Rio Waida e Kanoa Igarashi, Filipinho é o único brasileiro nas semifinais em El Salvador

Filipe Toledo em ação na etapa de El Salvador do Circuito Mundial de Surfe WSL Saquarema lesão
Filipe Toledo (Aaron Hughes/World Surf League)

O segundo dia de disputas na etapa do Circuito Mundial de Surfe em El Salvador, foi de despedida para a maioria dos brasileiros, exceto um. Filipe Toledo, atual campeão da WSL, venceu dois duelos neste domingo (11) e foi o único representante da Brazilian Storm que avançou às semifinais. Ítalo Ferreira parou nas quartas, enquanto Caio Ibelli, Chumbinho e Gabriel Medina nas oitavas. Tati Weston-Webb se sentiu mal e não competiu.

Filipinho começou o dia duelando contra Rio Waida, da Indonésia, pelas oitavas de final. O brasileiro fez uma bateria consistente e conseguiu a combinação da vitória surfando apenas três ondas: 16,00 (8,83 e 7,17) contra 13,03 (6,50 e 6,53) de Waida. 

As coisas ficaram diferentes nas quartas de final. Embora tenha saído na frente com 15,34 (6,67 e 8,67) em apenas duas ondas, Filipinho não conseguiu mais pontuar na bateria. Por outro lado, seu adversário, o japonês Kanoa Igarashi também sofreu para surfar. Contudo, ele ainda deu susto no brasileiro no último minuto, mas não conseguiu virar o placar e somou apenas 14,27 (6,60 e 7,67).  

Filipe Toledo durante manobra na etapa de El Salvador do Circuito Mundial de Surfe 2023 WSL
Filipe Toledo em ação (Aaron Hughes/World Surf League)

Na semifinal, Filipe Toledo terá pela frente o havaiano/brasileiro Ian Gentil. Quem passar desse confronto, vai enfrentar o norte-americano Griffin Colapinto ou vencedor da bateria entre Barron Mamiya (HAV) e Liam O’Brien (AUS).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ian Gentil: o carrasco dos brasileiros

Curiosamente, Ian Gentil foi responsável pelas eliminações de dois brasileiros na etapa de El Salvador. Pelas oitavas de final, o havaiano derrotou João Chianca, o Chumbinho, com o placar de 14,67 (7,50 e 7,17) contra 13,50 (7,17 e 6,33).  

Logo depois, nas quartas, Ian conseguiu uma virada contra Ítalo Ferreira na última onda da bateria. O placar final deu a vitória por décimos ao havaiano. Foram 13,44 (7,07 e 6,37) contra 13,33 (7,00 e 6,33) do campeão olímpico.

Outros brasileiros

Além disso, outros brasileiros também foram eliminados neste domingo. Destaque para Gabriel Medina, que não conseguiu fazer uma boa bateria e acabou caindo nas oitavas para o havaiano Barron Mamiya. Na mesma fase, Caio Ibelli deu adeus à etapa de El Salvador diante do australiano Connor O’Leary. 

Tatiana Weston-Webb surfa em Surf City na WSL
Tati Weston-Webb precisou abandonar a competição devido à um mal estar (Foto: Aaron Hughes/World Surf League)

Por fim, a única brasileira na elite feminina, Tati Weston-Webb entraria na água neste domingo para duelar contra a norte-americana Caroline Marks pelas quartas de final. Contudo, informações preliminares apontaram que Tati não estava bem de saúde e precisou abandonar a competição.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Surfe