Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo vence Colapinto e é campeão em El Salvador

O brasileiro superou o surfista estadunidense com o somatório de 17.33

Brasileiro Filipe Toledo em ação em El Salvador (Aaron Hughes/WSL)
(Aaron Hughes/WSL)

Nesta sexta-feira (16), o brasileiro Filipe Toledo se sagrou campeão da etapa de El Salvador do Circuito Mundial de surfe, superando o estadunidense Griffin Colapinto. Agora, Filipe subiu para o segundo lugar na classificação geral, 1210 pontos atrás do próprio americano, e se aproximou da vaga no Finals da WSL. Além disso, João Chumbinho (3º) e Gabriel Medina (5º) são os brasileiros que completam o top-5 da competição, assim como o australiano Ethan Ewing.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, o paulista encarou o havaiano, que é filho de brasileiros, Ian Gentil na semifinal do torneio. A bateria começou com Filipe rapidamente surfando duas ondas e atingindo o somatório inicial de 3.13. Logo depois, Ian conseguiu a nota de 5.50 em uma onda e assumiu a liderança do placar.

Mais tarde, Filipinho aplicou uma série de rasgadas e atingiu a nota de 6.50, retomando a ponta da disputa com o somatório de 9.00. Com um pouco menos de 20 minutos no relógio, Filipe Toledo acertou um lindo aéreo e finalizou com precisão, alcançando uma nota 8.00, a primeira onda de categoria excelente na bateria.

Nos minutos finais, o brasileiro completou uma onda com dois aéreos e conseguiu mais uma nota excelente: dessa vez 8.67. Por fim, o havaiano Ian Gentil até atingiu uma ótima nota, de 8.60, mas que não foi suficiente para virar o confronto. Assim, Toledo avançou à decisão da etapa de El Salvador, com a somatória de 16.67.

Final da etapa de El Salvador

Após a decisão feminina, vencida pela estadunidense Caroline Marks, foi a vez dos homens decidirem o campeão da competição. Filipe Toledo enfrentou o estadunidense Griffin Colapinto, atual detentor da lycra amarela.

Logo de início, o americano surfou a primeira onda da bateria e conseguiu a nota 4.00, liderando a final. Na sequência, Filipe somou sua primeira marca com um 5.17 e assumiu a liderança. Mais tarde, Colapinto acertou duas rasgadas e anotou 4.23, voltando ao topo da disputa.

Próximo a metade do tempo da bateria, Filipinho completou um bonito aéreo e atingiu a marca de 5.67. No entanto, minutos depois, Griffin emplacou uma boa sequência de manobras e, graças a finalização com um aéreo, conseguiu uma onda de nota 7.71, somando um total de 12.10.

Com 11 minutos restantes para o fim da decisão, Filipe Toledo cravou quatro ótimas manobras com muita precisão e atingiu uma excelente nota 9.00, que deu a liderança ao brasileiro. Por fim, o paulista conseguiu mais uma onda com uma série de rasgadas, que foi classificado como nota 8.33.

Assim, Filipe atingiu a somatória de 17.33 e se sagrou campeão da etapa de El Salvador do Circuito Mundial de surfe. Com o resultado, o brasileiro subiu para a segunda posição da classificação geral do torneio e se aproximou da vaga no Finals, onde os cinco melhores surfistas irão se reunir em Trestles, na Califórnia, para definir o campeão da edição de 2023. Hoje, os compatriotas João Chumbinho e Gabriel Medina também estariam classificados para a fase final.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe