Siga o OTD

Rosario 2022

Isabelle Estevez conquista seu primeiro título internacional

A atleta do tiro com arco venceu Alexandra Zavala na final por 7 a 1 e ficou com o ouro

Foto: William Lucas/COB

Isabelle Estevez, do tiro com arco conquistou, neste domingo (1), em Rosário (ARG), nos Jogos Sul-americanos da Juventude, seu primeiro título internacional na carreira. Ela venceu a Alexandra Zavala por 7 a 1 na decisão do recurso e ficou com a medalha de ouro. A modalidade ainda somou mais duas pratas para o Brasil na ensolarada manhã, no Hipodrómo da cidade argentina, com Emanuel Azevedo, no recurvo, e Gabriel Guimarães, no composto. No sábado, o país foi prata por equipes no recurvo.

Carioca de 16 anos, Isabelle teve que encontrar forças para superar a derrota na decisão por equipes no dia anterior e chegar motivada para a disputa individual. Para isso, contou com o apoio de seu treinador Renato Emílio e do psicólogo do COB que está em Rosário no suporte de preparação mental aos atletas. “O meu técnico faz vários trabalhos de se imaginar o tiro mentalmente, acalmar a respiração, imaginar as flechas no alvo. Isso tudo facilita para ganharmos confiança e conseguir a medalha de ouro. E ontem eu fui no psicólogo que o COB está oferecendo e foi um trabalho muito bom. Realmente me ajudou muito. Agradeço demais a ele”, reconheceu a atiradora.

+ Saiba tudo sobre Rosario 2022

Além da medalha de ouro, Isabelle levará para casa outra recordação de Rosário: o alvo com tiros certeiros que lhe valeram seu primeiro título continental. “Essa competição é um grande aprendizado para minha vida e para as próximas competições. Vi que posso controlar minhas emoções para saber que posso conquistar o que eu quero, se tiver vontade e acreditar na gente mesmo”, observou Isabelle.

A agora campeã sul-americana começou no tiro com arco aos nove por pura diversão, influenciada pelos jogos de videogame de seu primo. Em 2018, ela parou de competir por ter dúvidas se era o que realmente queria, mas logo viu que o tiro com arco era uma de suas paixões. “Eu percebi que realmente é no tiro com arco que eu me sinto bem e onde posso ganha vários títulos na minha carreira. Nunca imaginei estar competindo e hoje estou aqui na minha primeira competição internacional e já com duas medalhas. Sou muito agradecida”, celebrou Isabelle.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A outra paixão de Isabelle é o espaço. Por isso, atualmente a jovem concilia os treinamentos com o ensino médio e os estudos preparatórios para tentar uma vaga na faculdade de Engenharia Aeroespacial. “Sempre fui apaixonada pelo espaço, a lua, as estrelas e os planetas. Eu fico observando e tirando foto de tudo. Também gosto muito de matemática, física e de saber como as coisas funcionam realmente. Acho que misturei um pouquinho destas coisas e só me vejo fazendo Engenharia Aeroespacial”, contou.

Mais em Rosario 2022